Chamas dominadas em Trancoso e Moimenta da Beira, incêndios em Ribeira de Pena e Sirarelhos ainda estão ativos
Estão ainda ativos os incêndios de Ribeira de Pena e Sirarelhos, em Vila Real, mobilizando, respetivamente, 118 operacionais, 46 meios terrestres e um meio aéreo e 156 operacionais e 44 meios terrestres
Corpo do artigo
Os incêndios que lavraram em Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, e Trancoso, na Guarda, entraram, este domingo de manhã, em fase de resolução, sendo que mais de 800 operacionais concentram esforços nestas localidades.
Durante a noite de sábado, as chamas aproximaram-se das aldeias de Toitam, Semitela e Nacomba, em Moimenta da Beira.
Já o incêndio florestal que deflagrou na tarde de sábado em Freches, município de Trancoso, distrito da Guarda, e que deixou um bombeiro com ferimentos ligeiros, estava, às 18h30 de sábado, cerca de 50% dominado. Acabou assim por entrar em fase de resolução este domingo.
Segundo o site da Proteção Civil, pelas 08h30, estão ainda em Moimenta da Beira 429 operacionais, apoiados por 137 viaturas. Por sua vez, em Trancoso estão concentrados 344 operacionais, 108 viaturas e uma aeronave.
Estão ainda ativos os incêndios de Ribeira de Pena e Sirarelhos, em Vila Real, mobilizando, respetivamente, 118 operacionais, 46 meios terrestres e um meio aéreo e 156 operacionais e 44 meios terrestres.
No total, a Proteção Civil contabilizava 30 ocorrências de fogo esta manhã.
Portugal está em situação de alerta devido ao agravamento das previsões meteorológicas que apontam para um risco significativo de incêndio rural.
Durante este período é proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, de acordo com os planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como a realização de queimas e queimadas, ficando igualmente suspensas as autorizações emitidas para esse período.
A situação de alerta implica também proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e rurais com o recurso a maquinaria e o uso de fogo de artifício e outros artefactos pirotécnicos. Neste caso, também as autorizações já emitidas ficam suspensas.
