Chegou ao fim uma espera de quase duas décadas: inaugurada ponte de acesso à Praia de Faro
A ministra do Ambiente, que inaugurou a ponte para a Praia de Faro, lembra que a infraestrutura está colocada sobre a Ria Formosa, um espaço ambiental sensível, para o qual teve de haver especial atenção
Corpo do artigo
O primeiro veículo a passar a ponte de acesso à Praia de Faro, inaugurada este domingo, foi um autocarro da Câmara Municipal, algo impensável na velhinha infraestrutura que não permitia a passagem de veículos pesados. Este foi um parto difícil, que levou quase duas décadas desde a conceção do projeto, em 2008, até à sua finalização.
O autarca de Faro, Rogério Bacalhau, considera que a obra era um anseio da população.
"Ao contrário do que acontecia até aqui, esta nova ponte, com cerca de 180 metros de comprimento e mais de 11 metros de largura, com duas faixas de rodagem e dois passeios pedonais - um deles aliando a componente pedonal à ciclável - vão permitir revolucionar as condições de acessibilidade, mobilidade e segurança no acesso de e para a praia", explica.
A ministra do Ambiente, que inaugurou a ponte para a Praia de Faro, lembra que a infraestrutura está colocada sobre a Ria Formosa, um espaço ambiental sensível, para o qual teve de haver especial atenção.
"Para já, porque está num parque natural na Ria Formosa e, por isso, há uma série de necessidades do ponto de vista ambiental. Por outro lado, os requisitos sísmicos e que foram muito rigorosos. A ponte é muito estável, numa zona em que o sol tem algum problema de se liquefazer, se houver um problema sísmico", destaca, acrescentando que as estacas são "muito profundas".
Maria da Graça Carvalho reforça também que esta obra, apesar de ter demorado "bastante tempo", é "importante", já que era "muito desejada pela população".
E em dia de festa, a nova ponte teve até direito a bênção de padre e a grupo de Charolas, os típicos cantares de janeiras à algarvia, desta vez pela voz de um grupo da freguesia rural da Bordeira, que ensaiou algumas quadras de improviso.