Chico Buarque recebe Prémio Camões, PSP prepara-se para protestos no 25 de Abril e outros destaques TSF
O vencedor do Prémio Camões de 2019 revelou gostar de ser "reconhecido no Brasil como compositor de música popular".
Corpo do artigo
Chico Buarque de Holanda recebeu esta segunda-feira o Prémio Camões referente a 2019 e não deixou atacar Jair Bolsonaro, ex-Presidente do Brasil, pelos sucessivos adiamentos da entrega do prémio.
16237139
Quem também lamentou a espera de quatro anos foi o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, referindo que alguns "não gostaram" da sua atribuição.
16237219
Já o Presidente do Brasil, Lula da Silva, revelou sentir "honra" e uma "imensa alegria" por poder estar em Lisboa a entregar o Prémio Camões a Chico Buarque e a corrigir "um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira" nos últimos tempos.
16237062
Enquanto isso, o Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, lançou, no Luxemburgo, o desafio a Lula da Silva para visitar a Ucrânia. O chefe da diplomacia europeia considera que para se falar de paz com "credibilidade e honestidade" é preciso conhecer no terreno "quem é o agressor e quem é o agredido".
16237827
Sentado ao lado do ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu respeito pela soberania e integridade territorial e criticou duramente a invasão da Ucrânia pela Rússia.
16236583
Em véspera do 25 de Abril e das manifestações pró e contra Lula da Silva, a Comissão Nacional de Proteção de Dados lembra que há uma proibição de realizar videovigilância na via pública e que, em determinadas situações, a polícia e as forças de segurança só podem fazer videovigilância na via pública se tiverem uma autorização especial. Numa resposta escrita à TSF, a Comissão afirma que colocar pessoas a filmar manifestantes, tal como o Chega pretende fazer, "é ilegal".
16238206