Em declarações à TSF, o meteorologista Jorge Ponte afirma que a intempérie vai abrandar. Ainda assim, para quarta-feira, quinta-feira e sábado, são esperados dias chuvosos
Corpo do artigo
O temporal veio para ficar: a chuva vai dar tréguas apenas na sexta-feira, Dia de São Valentim, regressando logo a seguir, no sábado, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em declarações à TSF, o meteorologista Jorge Ponte explica que a "precipitação" vai ser sentida "um pouco por todo o país", sendo que seis distritos estiveram sob aviso amarelo até às 15h00 desta terça-feira.
A tendência agora é que a intempérie - que afeta sobretudo o sul do país - "perca alguma atividade, apesar de chover em praticamente" todo o território.
"Quarta e quinta-feira vão ser dias com menos precipitação, no entanto, ainda poderá ocorrer, de forma geral fraca", explica.
Já para o dia 14, sexta-feira, em que se assinala o Dia de São Valentim, Jorge Ponte dá conta que as previsões apontam para um dia "sem ocorrência de precipitação ou com uma probabilidade muito baixa". Mas a trégua é temporária.
"No sábado, dia 15, aí, sim, há uma probabilidade já bastante elevada de sermos afetados por uma superfície frontal fria, apesar de a intensidade e o timing exato em que a superfície frontal [chegue] ainda ser incerto", nota.
O meteorologista admite ainda a possibilidade de ser emitido um novo aviso meteorológico no sábado, mas ressalva a "incerteza" perante a "intensidade" da frente. Contudo, "até lá, não se espera emissão" de novos alertas.