Chuva, frio e vento forte na próxima semana. Dez distritos sob aviso amarelo devido à neve
Em causa estão os distritos da Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Bragança, Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga.
Corpo do artigo
Dez distritos do Norte e Centro vão estar sob aviso meteorológico amarelo na terça-feira devido à neve, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, que prevê o mesmo nível para este domingo e segunda-feira na Guarda e Castelo Branco.
A neve vai começar a cair já durante esta noite e madrugada acima dos 1000 metros de altitude. Em declarações à TSF, a meteorologista do IPMA Paula Leitão explica que a temperatura começa a descer de forma mais acentuada a partir da manhã de terça-feira.
"A partir do fim da tarde de hoje, o céu vai começar a tornar-se muito nublado na região Norte, já com chuva e queda de neve, que inicialmente será acima dos 1100/1200 metros de altitude, e, depois ao longo do dia de amanhã, a neve vai para os pontos mais altos da Serra da Estrela. Na região Norte e Centro vamos ter períodos de chuva e aguaceiros, na região Sul serão fracos e pouco frequentes. A temperatura começa a descer principalmente durante a manhã de terça-feira", afirma Paula Leitão.
TSF\audio\2023\01\noticias\15\paula_leitao_neve_
A última informação atualizada do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) coloca também, a partir da manhã de segunda-feira, em aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) os distritos de Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga devido à agitação marítima, que vai continuar durante toda a semana.
"O vento é forte e a partir da tarde de amanhã as ondas vão aumentar para alturas significativas acima de quatro metros. Na noite de dia 18 para 19 as ondas podem atingir valores acima de sete metros de altura, o que vai dar origem a um aviso vermelho para a agitação marítima", sublinha.
Segundo o IPMA, os distritos da Guarda e Castelo Branco vão estar, a partir das 21h00 de segunda-feira, sob aviso de laranja devido ao vento.
Estes dois distritos estão a partir das 23h00 de hoje e na segunda-feira em aviso amarelo (o terceiro mais grave) devido à queda de neve.
Além da Guarda e Castelo Branco, os restantes distritos que vão estar, a partir de terça-feira sob aviso meteorológico amarelo devido à neve são Coimbra, Bragança, Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga.
O IPMA alerta para a perturbação causada nestes 10 distritos devido à queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, como vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados.
O aviso amarelo do IPMA significa que a situação é de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto no laranja o risco é moderado e elevado, devendo a população seguir as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
No sábado, a ANEPC pediu à população para adotar medidas preventivas para se defender da "descida significativa da temperatura".
A autoridade alertou para os potenciais riscos deste quadro meteorológico, nomeadamente "intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação em habitações onde se utilizem aquecimentos como lareiras e braseiras", assim como para incêndios devido à "má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos".
Os idosos, as crianças, as pessoas com patologias crónicas e os sem-abrigo são os grupos de pessoas "mais vulneráveis" e que necessitam de "especial atenção" para se protegerem do tempo frio, enquanto os automobilistas devem adotar uma condução defensiva e atenção para o "piso escorregadio ou a possível formação de lençóis de água e gelo", acrescentou.
Podem também registar-se "danos em estruturas montadas ou suspensas", que devem ser fixadas para evitar desprendimentos, e "queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte", segundo a ANEPC.
A temperatura vai baixar a partir de hoje em Portugal continental, podendo atingir a meio da semana menos cinco graus Celsius no interior Norte e Centro, anunciou na sexta-feira o IPMA.
Num comunicado publicado na sua página da internet, o organismo que faz a previsão meteorológica em Portugal explicou que esta descida de temperatura se deve à passagem de "superfícies frontais frias que atravessam o território de norte para sul, às quais estão associadas massas de ar polar, provenientes de noroeste".
* Notícia atualizada às 14h04