Chuva e trovoada deixam Portugal continental sob aviso amarelo. Temperaturas sobem até aos 30 graus no fim de semana
Os 17 distritos vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, que localmente podem ser fortes, acompanhados de trovoada e sob a forma de granizo. Apenas o distrito de Faro escapa ao aviso do IPMA
Corpo do artigo
Todos os distritos do continente, exceto Faro, vão estar esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, que podem ser fortes, e trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os 17 distritos vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, que localmente podem ser fortes, acompanhados de trovoada e sob a forma de granizo, entre as 09h00 e as 21h00 desta quarta-feira.
À TSF, o meteorologista Jorge Ponte dá conta de que a chuva vai chegar praticamente a todo o país.
"Hoje ainda estamos sob a influência de uma depressão, ainda vai ser um dia com instabilidade, daí o aviso amarelo de precipitação e trovoada, até porque pode acontecer um pouco por todo o território. O distrito menos provável é o distrito de Faro e a parte mais litoral do distrito de Beja são as zonas onde não esperamos nada de muito significativo. No restante território poderão ocorrer aguaceiros, por vezes, fortes e acompanhados de trovoada, também pode ser ocasionalmente de granizo. Não vai chover em todos os locais, amanhã já haverá uma diminuição da precipitação, ainda poderá ocorrer no interior norte e centro durante a tarde, também pode ser ocasionalmente acompanhada de trovoada, mas vai ser mais restrito a essa região do interior norte e centro", explica.
As temperaturas devem subir a partir do fim de semana. "A partir de sexta-feira, a temperatura vai subir mais significativamente na região sul, com as temperaturas já próximas dos 30 graus no interior, mas depois será mais para o fim de semana, especialmente no domingo, onde se deverá sentir um maior aumento de temperatura, já com as temperaturas a rondar os 30 graus em zonas mais próximas do litoral e a poder chegar aos 35 ou 36 graus nas regiões do interior. Para já, ainda não prevemos assim nada de muito significativo, mas para o fim de semana e início da próxima semana, algum calor", sublinha.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada até ao final da tarde e vento em geral fraco, sendo por vezes forte na faixa costeira a partir da tarde e nas terras altas do Centro e Sul.
Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima e da máxima no interior Centro e Sul.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 08 graus Celsius (em Bragança e na Guarda) e os 16 (em Faro) e as máximas entre os 15 graus (Guarda) e os 25 (em Braga).
Notícia atualizada às 10h17
