Chuva e vento durante toda a semana. IPMA coloca quase todo o país sob aviso amarelo
Em declarações à TSF, a meteorologista Paula Leitão refere que, na terça-feira, haverá um ligeiro desagravamento, mas, no dia seguinte, quarta-feira, a tempestade está de regresso
Corpo do artigo
A chuva e o vento vieram para ficar durante toda a semana e, por isso, o IPMA colocou praticamente todo o território de Portugal Continental sob aviso amarelo. Em declarações à TSF, a meteorologista Paula Leitão confirma a previsão para esta segunda-feira.
"Hoje [segunda-feira] ainda temos um dia com aguaceiros que por vezes são fortes e acompanhados de trovoada. A situação vai agravando-se gradualmente ao longo da manhã e a partir do início da tarde volta a melhorar. Portanto, a altura do meio do dia será a altura em que é mais provável que os aguaceiros sejam mais intensos e acompanhados de trovoada e também é mais provável que isso aconteça nas regiões do centro e do sul. Na região Norte, a precipitação será mais fraca", explica à TSF Paula Leitão
Na terça-feira, haverá um ligeiro desagravamento. O sol até pode aparecer, mas será de pouca dura. No dia seguinte, quarta-feira, a tempestade está de regresso.
"Na quarta-feira, tudo volta a agravar-se e vamos voltar a ter queda de neve, vento forte e precipitação forte, com aguaceiros e trovoadas. Vai haver emissão de novos avisos para quarta-feira, a situação ainda não vai melhorar esta semana, vamos ter uma semana com precipitação. Não é todos os anos que há um período tão comprido de situações que são tão gravosas, este ano já está a ser um bocadinho mais do que a média", acrescenta.
Segundo a informação do IPMA, os distritos de Viseu, Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre estão sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 21h00 de segunda-feira devido às previsões de “aguaceiros, por vezes fortes, pontualmente de granizo e acompanhados de trovoada”.
No distrito da Guarda, há o aviso amarelo também por causa da queda de neve entre esta segunda e terça-feira, com o IPMA a alertar para possíveis perturbações por causa da queda e acumulação de neve e possível formação de gelo, nomeadamente vias condicionadas ou fechadas, danos em estruturas ou árvores, ou abastecimentos locais prejudicados.
A possível queda de neve põe o distrito de Vila Real também sob aviso amarelo entre as 06h00 e as 12h00 de segunda-feira, tal como o distrito de Castelo Branco e de Braga.
Nos distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja há aviso amarelo por causa da agitação marítima, com ondas entre os quatro e os cinco metros de altura.
O IPMA pôs ainda sob aviso amarelo os distritos de Faro, Setúbal e Lisboa por causa do vento, com previsão de rajadas até 75 km/hora, em especial no litoral.
Já a costa Norte da ilha da Madeira e a ilha de Porto Santo estão sob aviso laranja até às 09h00 desta segunda-feira, passando depois a amarelo até às 18h00 por causa da agitação marítima.
A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira também estarão com aviso amarelo devido à chuva, passando a aguaceiros, por vezes fortes, entre as 21h00 de terça-feira e as 03h00 de quarta-feira.
As regiões montanhosas da ilha da Madeira estão ainda sob aviso amarelo entre as 21h00 de terça-feira e as 03h00 de quarta-feira devido ao vento de sudoeste rodando para oeste, com rajadas até 100 quilómetros por hora.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão desde sexta-feira com chuva e vento fortes, queda de neve e agitação marítima devido à passagem da depressão Jana.
