Chuva forte coloca quase todo o país sob aviso amarelo: apenas Lisboa e Setúbal escapam
O IPMA alerta que a chuva poderá ser acompanhada de trovoada
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 16 distritos de Portugal continental sob alerta amarelo esta quarta-feira devido à chuva, que pode ser forte e acompanhada de trovoada. Apenas Lisboa e Setúbal escapam ao aviso do IPMA.
"Vamos ter um dia de céu muito nublado, com períodos de chuva e aguaceiros que irão começar mais intensos na região sul, já com mais intensidade no Algarve, na parte interior do Baixo Alentejo e depois, gradualmente, a evoluírem para norte. Os aguaceiros podem ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada pontualmente, também poderá haver queda de granizo. A situação depois irá melhorar gradualmente de sul para norte", explica à TSF o meteorologista Bruno Café.
Além da chuva, os termómetros também vão descer: "Temos prevista uma descida de temperatura, quer da mínima, quer da máxima, em especial nas regiões norte e centro. Para amanhã [quinta-feira], a situação é um pouco diferente, temos alguns aguaceiros dispersos a partir da manhã, mas que serão mais prováveis durante a tarde, no interior, e depois no final do dia, no litoral oeste. O vento deverá manter-se também de fraco a moderado, por vezes forte nas terras altas, com alguma neblina ou nevoeiro matinal também para amanhã [quinta-feira]. Em relação à temperatura, temos uma pequena descida de temperatura mínima e uma subida de temperatura máxima, em especial nas regiões norte e centro."
O alerta entre as 06h00 e as 12h00 de quarta-feira é válido para Évora, Beja, Portalegre, Santarém e Leiria, de acordo com o comunicado divulgado pelo IPMA.
Já Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra estão sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 15h00.
O alerta de chuva do IPMA para Bragança, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga é válido entre as 12h00 e as 18h00. O distrito de Faro está sob aviso amarelo até às 09h00 desta quarta-feira.
No arquipélago da Madeira, o aviso amarelo por causa da chuva, com previsão de aguaceiros, por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, começa a partir das 15h00 nas regiões montanhosas, na Costa Sul e Costa Norte, e às 18hh00 na ilha de Porto Santo.
Quanto ao vento, o aviso começa a partir das 15h00 em todo o arquipélago. Todos terminam às 12h00 de quinta-feira.
Na costa norte da Madeira também estará ativo, a partir das 09h00, o aviso amarelo por causa da agitação marítima, esperando-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.
Os avisos de agitação marítima estendem-se a todo o arquipélago da Madeira e estarão ativos até às 12h00 de quinta-feira.
Devido a esta situação meteorológica, a Porto Santo Line, concessionária da linha marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, que utiliza o navio Lobo Marinho, decidiu antecipar na quarta-feira para as 18h00 a viagem programada para as 21h30 com saída da denominada Ilha Dourada.
Quanto às viagens de quinta-feira, as viagens com saída prevista do Funchal às 08h00 e do Porto Santo às 20h00 "serão canceladas devido às más condições meteorológicas previstas para o Porto Santo", anuncia a concessionária na sua página oficial.
Para colmatar a situação, a Porto Santo Line apresenta como alternativas de viagens extra no dia seguinte (sexta-feira, 2 de maio) com saídas do Funchal às 08h00 e 19h00 e regressos do Porto Santo às 12h00 e 22h30.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
