Chuva forte coloca todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo
O vento também vai soprar forte. Por isso, o IPMA emitiu aviso amarelo para 15 distritos até às 12h00, prolongando-se até às 15h00 no distrito de Faro
Corpo do artigo
Todos os distritos de Portugal Continental estão este domingo sob aviso amarelo devido à precipitação forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Na sua maioria, os avisos de chuva forte, com possibilidade de trovoadas e queda de granizo em alguns casos, vigoram entre as 06h00 e as 15h00, exceto nos distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, onde os avisos estendem-se até às 00h00 de segunda-feira.
Devido a vento forte, o IPMA também emitiu aviso amarelo para 15 distritos até às 12h00, prolongando-se até às 15h00 no distrito de Faro.
Guarda e Castelo Branco são os distritos que somam ainda aviso amarelo devido à queda de neve até às 18h00 deste domingo, o que poderá provocar perturbações como vias condicionadas.
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para a costa devido a ondas que poderão chegar a um máximo de cinco metros.
Ouvido pela TSF, o meteorologista Bruno Café revela as previsões para este domingo: "Temos a passagem de uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte que vai dar origem a períodos de chuva, por vezes forte, em particular no litoral norte e centro. Gradualmente irá passar de oeste para leste e dar origem a precipitação forte em todos os distritos", explica à TSF Bruno Café, adiantando que, para segunda-feira, espera-se um desagravamento do estado do tempo, principalmente a partir da tarde.
"É uma situação que amanhã [segunda-feira] passa a um regime de aguaceiros, que ainda serão mais frequentes e intensos nas regiões norte e centro. Também podem ser, por vezes, de granizo e pontualmente acompanhados de trovoada e com queda de neve acima dos 1000 a 1200 metros de altitude nas regiões norte e centro. Diria que a partir da tarde, haverá uma melhoria em termos de intensidade e frequência dos aguaceiros que se vai notar até mais na região sul", indica.
Já o vento vai soprar "com intensidade, particularmente, até ao final da manhã ou meio da tarde do dia de hoje [domingo], com rajadas que podem chegar até aos 90 km por hora no litoral e nas terras altas, podendo chegar até aos 100 km por hora. Portanto, a partir da tarde haverá uma melhoria, embora possa soprar ainda por vezes forte".
Relativamente às temperaturas, este domingo espera-se "uma pequena subida da temperatura mínima". Por sua vez, na segunda-feira, prevê-se "uma descida da temperatura, em especial da temperatura mínima".
O meteorologista adianta ainda que a instabilidade vai manter-se nos próximos dias. "Vamos continuar a ter passagens de superfícies frontais frias, portanto, durante a semana vamos ter períodos de chuva ou aguaceiros de modo geral", acrescenta.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Notícia atualizada às 10h22
