A Proteção Civil alerta para precipitação forte e persistente, sobretudo entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de amanhã no Centro e Sul e em especial no litoral.
Corpo do artigo
As condições meteorológicas «tendem a agravar-se nas próximas horas e até ao final da manhã do dia 28 de novembro», segundo a Proteção Civil.
Haverá precipitação forte e persistente (>20 mm/h), com um período crítico entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de amanhã (28NOV) na região Centro e Sul e em especial no litoral, progredindo para Norte com o período crítico a situar-se entre as 03:00 e as 09:00 de amanhã;
A previsão inclui a possibilidade de vento forte com rajadas da ordem dos 80 km/h no litoral e os 100 km/h nas terras altas, «com possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de ventos»;
Acima de 1400 metros durante o dia de hoje haverá neve, a afetar as serras de Gerês, Montesinho e Estrela. Amanhã (00H-12H) descida da cota para os 1200 metros, com possibilidade de afetar também as serras de Montemuro e Marão.
A ondulação deverá a atingir 4 a 5 metros na costa ocidental.