Chuva forte e vento intenso: eis as "medidas preventivas" da Proteção Civil para áreas afetadas pelos fogos
À TSF, José Miranda, comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, explica que as zonas afetadas pelos incêndios "estão mais expostas e vulneráveis à precipitação"
Corpo do artigo
As regiões norte e centro do país estão em alerta devido à previsão de chuva forte e vento intenso. O risco de inundações e deslizamento de terras levou a Proteção Civil a reforçar as recomendações e cuidados a ter, especialmente, nas zonas afetadas pelos incêndios da semana passada.
"As áreas afetadas pelos incêndios rurais, que ficaram sem o seu coberto vegetal e com cinza acumulada à superfície, estão mais expostas e vulneráveis à precipitação", explica à TSF José Miranda, comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
As autoridades recomendam, por isso, "medidas preventivas", nomeadamente: "Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a adequada fixação das estruturas soltas, por exemplo, os andaimes, os placares e outras estruturas suspensas. Também ter especial cuidado na circulação e permanência junto às áreas arborizadas, a adoção de uma condução defensiva, reduzindo velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias e, acima de tudo, quando avistarem alguma zona inundada, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou mesmo de viaturas, evitar o atravessamento destas zonas."
Na terça-feira, a Proteção Civil avançou que iria emitir SMS preventivos para as regiões norte e centro, onde nos próximos dias se espera chuva e vento forte, com uma preocupação maior com as áreas afetadas pelos incêndios.
Em causa estão as regiões acima da linha do rio Mondego, entre Coimbra e a Serra da Estrela, o que abrange os distritos mais afetados pelos grandes incêndios dos últimos dias, e nos quais a ANEPC centra as maiores preocupações.
O período mais crítico será entre as 00h00 de quarta-feira e as 23h59 de dia 26, quinta-feira, e os distritos de maior risco por previsões de precipitação forte são Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu e Coimbra.
De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os valores acumulados de precipitação entre os dias 24 e 26 "poderão atingir entre 100 a 150 mm no Minho e Douro Litoral e nas serras dos distritos de Vila Real, Viseu, Aveiro e Coimbra, e entre 70 a 120 mm no restante litoral a norte do Cabo Mondego, concentrando-se a maior parte da precipitação no período compreendido entre a tarde do dia 25 e o final da manhã de dia 26".
"O vento irá aumentar de intensidade a partir da tarde de dia 24, esperando-se o período com vento mais intenso entre a tarde de dia 25 e o início da tarde de dia 26. Nas regiões Norte e Centro, o vento será de sudoeste por vezes forte, até 45 km/h, com rajadas até 70 km/h, soprando por vezes muito forte, até 60 km/h, com rajadas até 90 km/h, nas terras altas. Na região Sul, o vento soprará até 30km/h de sudoeste, sendo por vezes até 40 km/h nas terras altas", acrescenta o instituto, no terceiro comunicado emitido hoje sobre as previsões de mau tempo.
O IPMA emitiu na terça-feira aviso amarelo para seis distritos do continente devido à previsão de vento forte, depois de ter colocado anteriormente os mesmos territórios a laranja por causa da chuva.
Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real vão estar sob aviso amarelo entre as 15h00 de quarta-feira e as 15h00 de quinta-feira, devido à previsão de vento de sudoeste com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h), podendo atingir 90 km/h nas terras altas.
O aviso amarelo de vento para Viana do Castelo e Bragança vai estar em vigor entre as 15h00 e as 18h00 de quarta-feira.
Num comunicado anterior divulgado na terça-feira, o IPMA já tinha colocado seis distritos do continente sob aviso laranja na quarta e na quinta-feira devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas.
O instituto indicou que os distritos de Viseu, Vila Real e Aveiro vão estar sob aviso laranja entre as 06h00 e as 12h00 de quinta-feira e os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga entre as 18h00 de quarta-feira e as 09h00 de quinta-feira.
Por causa da chuva forte, o IPMA colocou ainda os distritos de Bragança, Guarda e Coimbra sob aviso amarelo entre as 03h00 e as 12h00 de quinta-feira.
