Foram registadas dezenas de ocorrências, sobretudo cheias na via pública que afetaram algumas casas e estradas.
Corpo do artigo
A chuva intensa que caiu na quinta-feira à noite no concelho de Olhão, distrito de Faro, provocou dezenas de ocorrências, quase todas relacionadas com inundações da via pública, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A chuva começou a cair com intensidade a partir das 17h30 e só acalmou já depois das 22h00, tendo causado inundações sobretudo na via pública, adiantou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.
"Recebemos dezenas de pedidos de auxílio. Foram sobretudo inundações na via pública, que afetaram as redes viárias e algumas em habitações. Não há registo de vítimas", disse a fonte do CDOS.
1332065117152882692
1332057666244530179
1332066647180533763
O balanço da situação vai ser feito esta manhã pelas autoridades municipais.
Não havia avisos meteorológicos para as chuvadas que caíram no Algarve
Os concelhos mais afetados pelas chuvadas que caíram ontem ao final da tarde e noite no Algarve foram Olhão, Tavira e Castro Marim.
Em Tavira, o comandante dos bombeiros municipais revelou à TSF que as zonas mais atingidas foram as freguesias rurais de Luz de Tavira e Santo Estevão. "Houve uma forte e persistente precipitação durante duas horas provocando estragos agrícolas, a obstrução de vias públicas, o corte de estradas e queda de muros", conta Miguel Silva.
Nesta altura, juntamente com os Serviços de Proteção Civil Municipal, os bombeiros procedem à limpeza de vias. O comandante afirma que nada fazia prever estas chuvas intensas.
"Não estávamos em alerta, nem havia avisos meteorológicos nenhuns, foi uma enorme surpresa", revela. "Felizmente conseguimos responder de forma eficaz em todos os municípios atingidos", conclui.
Em Olhão, o pico da chuva registou-se por volta das 19h00, tendo-se registado neste período um acumulado de precipitação de 47 mm. Neste concelho, no total, foram registadas 53 ocorrências, na sua maioria relacionadas com inundações.
O facto de algumas vias terem ficado submersas provocou sérios constrangimentos na circulação rodoviária. No entanto, todas as vias foram entretanto reabertas.