Chuva leva Governo a adiar prazo para proprietários limparem terrenos e prevenirem fogos
Adiamento é confirmado pelo Executivo. Tarefa ainda não tem nova data para estar concluída.
Corpo do artigo
A muita chuva que caiu nos últimos meses em Portugal vai levar o Governo adiar o prazo para que os proprietários façam as limpezas dos seus terrenos, criando as chamadas faixas de gestão de combustível para prevenir incêndios.
O prazo previsto acaba dentro de 11 dias, a 15 de março, e o adiamento é confirmado à TSF pelo ministro do Ambiente.
Matos Fernandes diz que a nova data limite para que os proprietários não sejam sujeitos a multas ainda não está definida, mas explica que a principal razão para a mudança de prazo não está ligada à pandemia ou ao confinamento.
"Não é tanto pela pandemia. É mais pelas chuvas que caíram, nomeadamente em fevereiro de forma tão abundante, que fazem com que exista muito mais humidade no solo, gerando questões de segurança que levam a que se adie essa data de obrigatoriedade de limpeza dos solos", refere o governante.