
Alfredo Estrella/AFP
Todos os distritos do continente, com exceção de Bragança, vão estar em aviso laranja, esta madrugada. Os meteorologistas alertam para chuva forte, num "episódio de curta duração"
Corpo do artigo
O vento começa a soprar com intensidade na noite desta terça-feira. De seguida, chegará a chuva, a começar pelo Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente a todo o território do continente. A previsão dos meteorologistas levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar 17 dos 18 distritos sob aviso laranja, entre as 03h00 e as 12h00 de quarta-feira.
Em declarações à TSF, a meteorologista Patrícia Marques alerta que entre as 06h00 e as 09h00, haverá "alguma atividade e intensidade, a coincidir com a hora de ponta", aconselhando "cuidados redobrados". A previsão indica que haverá também vento forte e agitação marítima, devido a uma "superfície frontal fria, que será um episódio de curta duração".
A partir das 12h00 de quarta-feira, "a situação melhora significativamente", mantendo-se alguns aguaceiros e vento, mas sem a intensidade das horas anteriores.
O aviso laranja para a agitação marítima será válido para quinta-feira, quando se esperam ondas que podem ir até aos nove metros. Na sexta-feira, as condições meteorológicas voltam a agravar-se.