O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente muito nublado e períodos de chuva no Norte e Centro
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de três para seis os distritos esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação persistente e por vezes forte.
Além do Porto, Viana do Castelo e Braga, que já estavam a amarelo, o IPMA emitiu num novo comunicado com avisos de precipitação para os distritos de Viseu, Vila Real e Aveiro entre as 15h00 e as 21h00 desta segunda-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva no Norte e Centro, que poderá ser por vezes forte, em especial no Minho e Douro Litoral, a partir da tarde, vento fraco a moderado, sendo forte nas terras altas, e pequena subida da temperatura mínima.
"Vamos ter a passagem de uma superfície frontal fria. Aliás, já está a ocorrer precipitação no litoral Norte. Vai ser um dia de períodos de chuva, a começar pelo litoral Norte e gradualmente a estender-se às restantes regiões do Norte e Centro. Ela poderá ser por vezes forte a partir da tarde, em especial no Minho e Douro litoral. Já está emitido o aviso a partir das 12h00 o aviso amarelo de precipitação e prolonga-se até às 21h00. Isto para Viana do Castelo, Braga e Porto. Depois a partir das 15h00 o aviso estende-se também aos distritos de Vila Real, Viseu e Aveiro. O que se pode esperar é que pontualmente a precipitação possa ser mais intensa durante este período e poderá vir também a haver um prolongamento destes avisos no tempo, a estender-se ao período da noite", explicou à TSF o meteorologista Bruno Café.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 19 graus (em Viana do Castelo) e os 29 (em Beja).
Gradualmente a chuva vai descer para Sul. Na terça e quarta-feira a previsão também aponta para trovoada.
"Em relação à região Sul há possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Oeste da região Sul e no Alto Alentejo, mas a acontecer será mais para o final do dia e depois, amanhã, terça-feira, é um dia em que estes períodos de chuva passarão gradualmente ao regime de aguaceiros de Norte para Sul e a partir da manhã também podem ser pontualmente um pouco mais intensos. Para já, não há emissão de aviso, em especial até ao final da manhã, e com possibilidade de acontecer trovoada nas regiões Norte e Centro. Depois na quarta-feira é um dia em que os aguaceiros já podem ser pontualmente fortes e acompanhados de trovoada, sendo menos frequentes na costa Sul do Algarve", antecipa o meteorologista.