Em causa estão os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Portalegre, Beja, Castelo Branco, Coimbra e Faro
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de seis para dez os distritos sob aviso amarelo esta quinta e sexta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, que podem ser acompanhados de trovada e granizo.
Os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00 desta quinta-feira e novamente entre as 12h00 e as 18h00 de sexta-feira.
O aviso amarelo de chuva para Beja, Castelo Branco e Coimbra vai estar em vigor entre as 12h00 e as 18h00 de sexta-feira.
O IPMA colocou também o distrito de Faro sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes entre as 00h00 e as 06h00 de sexta-feira e por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sueste com 02 a 2,5 metros, entre as 03h00 e as 12h00 de sexta-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do centro e sul, e poeiras em suspensão.
A previsão aponta ainda para vento em geral fraco, sendo moderado a forte nas terras altas, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Portalegre) e as máximas entre os 21 (na Guarda) e os 30 (em Braga).
Na sexta-feira, está previsto para todo o território do continente períodos de chuva ou aguaceiros acompanhados de trovoada e localmente intensos, cenário que deverá prolongar-se pelo menos até domingo.
Notícia atualizada às 08h33
