Chuva, vento e agitação marítima deixam Madeira sob aviso amarelo, Açores esperam ondas até 11 metros
A Madeira conta com previsão de chuva, ventos fortes e agitação marítima, algo que também está previsto para o arquipélago dos Açores
Corpo do artigo
O arquipélago da Madeira vai estar a partir de quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento fortes e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As costas norte e sul da Madeira e o Porto Santo vão estar com devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros, entre as 09h00 de quarta-feira e as 15h00 de quinta-feira.
O IPMA emitiu também aviso amarelo entre as 00h00 e as 06h00 de quarta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte e entre as 00h00 e as 18h00 de quarta-feira por causa do vento do quadrante oeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora (km/h), em especial nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.
As regiões montanhosas da ilha da Madeira estão igualmente sob aviso amarelo entre as 00h00 e as 06h00 de quarta-feira por causa da chuva forte e entre as 00h00 e as 18h00 de quarta-feira devido ao vento do quadrante oeste, com rajadas até 100 km/h.
Autoridades alertam para mar agitado nos Açores
Quanto aos Açores, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram esta terça-feira para “um agravamento considerável” das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago, nos próximos dois dias.
Em comunicado, as duas entidades informam que a previsão do estado do mar “aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre as 06h00 de amanhã [quarta-feira], 2 de abril, e as 12h00 de quinta-feira, 3 de abril”.
As previsões indicam que a agitação marítima “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante norte, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de 11 metros, com um período médio a variar entre os nove e os 12 segundos”.
São ainda esperados ventos provenientes de norte-nordeste, com uma intensidade média de até 65km/h [quilómetros/hora] e rajadas até 117km/h.
Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.
