Depressão Beatrice traz chuva, vento e agitação marítima durante todo o fim de semana
Depois de Armand, é agora a vez da depressão Beatrice influenciar o estado do tempo em Portugal. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê "chuva persistente", que pode ser acompanhada de trovoada e vento forte.
Corpo do artigo
A chuva, o vento e a agitação marítima que já se fazem sentir no território continental este sábado, e que se vão estender até domingo, são efeitos da depressão Beatrice, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o instituto refere que na circulação desta depressão "é transportada uma massa de ar tropical com elevado conteúdo de humidade".
Desta forma, acrescenta a nota, "prevê-se nos dias 22 e 23 a ocorrência de precipitação por vezes forte e persistente, que pode ser acompanhada de trovoada, e vento forte no litoral e terras altas nos dias, com rajadas que podem atingir até 80 km/h no litoral Norte e Centro, e até 95 km/h nas terras altas".
Os meteorologistas esperam também um "aumento significativo da agitação marítima" no litoral oeste a partir da tarde deste sábado, com ondas de sudoeste entre quatro e cinco metros, sendo esperadas ondas entre cinco e seis metros no litoral a Norte do Cabo Mondego na madrugada e manhã de domingo.
Até ao meio dia deste sábado, a Proteção Civil registou 180 ocorrências devido à chuva, na maioria, pequenas inundações e quedas de árvores, que afetaram sobretudo o distrito de Lisboa. Devido à previsão de chuva forte, o IPMA colocou hoje todo o território continental sob aviso amarelo.
15277936
Até ao final do mês, segundo o IPMA, prevê-se a continuação do tempo chuvoso em Portugal Continental "com precipitação bastante acima do normal, especialmente no Minho e Douro Litoral" e "possibilidade de inundações urbanas em momentos de precipitação intensa".
#Tempo: Na semana de 24-30/Out espera-se em Portugal Continental, a continuação do tempo chuvoso com precipitação bastante acima do normal, especialmente no Minho e Douro Litoral. Possibilidade de inundações urbanas em momentos de precipitação intensa https://t.co/xa0kJVmYkx pic.twitter.com/c6tHZkjWiz
- IPMA (@ipma_pt) October 21, 2022