Chuva, vento e risco de incêndio elevado: Proteção Civil alerta para fim de semana de "instabilidade"
O ciclone tropical Gabrielle, que atingiu os Açores nas últimas horas, dirige-se agora para o continente, prevendo-se um fim de semana com tempo instável
Corpo do artigo
Depois de ter passado pelos Açores, a depressão Gabrielle vai fazer-se sentir em Portugal continental. A chuva deverá cair apenas no litoral e em algumas zonas da região Centro, mas o vento deverá fazer-se sentir por todo o país. A maioria dos distritos está em risco de incêndio muito levado ou máximo, tendo já a Proteção Civil emitido um aviso à população.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou para aviso laranja os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja devido à previsão de agitação marítima forte esperada no domingo, e colocou quatro sob aviso amarelo já a partir de sábado. Estão previstas ondas de oeste/sudoeste com cinco a seis metros, podendo atingir os 11 metros de altura máxima.
"Face à combinação da instabilidade meteorológica trazida pelo ciclone, nomeadamente vento forte e agitação marítima, com o território quente e seco que encontrará, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apela à população ao estrito cumprimento das regras de prevenção de incêndios rurais."
O perigo de incêndio rural mantém-se "muito elevado" e "máximo" nas regiões Norte, Centro e Algarve.