Em declarações à TSF, o comandante Ricardo Sá Granja, porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, deixa várias recomendações para os próximos dias, com especial foco para quem "anda no mar e junto à costa"
Corpo do artigo
Cinco barras marítimas estão este domingo fechadas a toda a navegação, a maioria no norte, e uma condicionada, devido ao estado do mar, segundo informação da Autoridade Marítima Nacional.
Na zona norte do país, estão desde o final do dia de sábado fechadas a toda a navegação as barras do Douro, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
A barra da Figueira da Foz está aberta, mas condicionada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.
Mais abaixo, na zona centro, a barra do Portinho da Ericeira também está fechada a toda a navegação.
Em declarações à TSF, o comandante Ricardo Sá Granja, porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, deixa várias recomendações para os próximos dias, com especial foco para quem "anda no mar e junto à costa".
"Se é pescador profissional, tem de estar atento à meteorologia e ao estado do mar", refere. Sublinha ainda que fevereiro não é época de ir a banhos.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são esperadas este domingo para a costa ocidental ondas de oeste/noroeste que podem atingir os quatro metros. Na costa sul, a ondulação não deverá ultrapassar os dois metros.
Para este domingo, o IPMA prevê períodos de chuva fraca, até início da tarde, vento fraco e neblina ou nevoeiro matinal na região Sul.
A região autónoma dos Açores é a única zona do país que se encontra sob avisos amarelo e laranja (este último para o grupo ocidental), devido à previsão de forte agitação marítima.
Notícia atualizada às 13h22
