Cinfães oferece "duas dezenas de sementes" para incentivar "regresso à agricultura tradicional, familiar e biológica"

Câmara Municipal de Cinfães
Batata, ervilha e tomate fazem parte das sementes oferecidas pela câmara municipal. Os mais novos também podem participar no projeto da autarquia
A Câmara Municipal de Cinfães está a entregar um pack de sementes a cada família com residência e terrenos para fins agrícolas no concelho. O objetivo do projeto "Semear Cinfães" é, sobretudo, incentivar o regresso à agricultura familiar.
João Bernardes aderiu à iniciativa pela segunda vez. Este ano, decidiu também inscrever o filho. “Por um lado é um incentivo, tendo em conta que há muitos terrenos que não estão cultivados. Por outro lado, se for a comprar, como sabe, nos dias de hoje, não é fácil estar a comprar tudo”, conta, em declarações à TSF.
Assim que chegar a casa vai pôr mãos à obra. “Algumas sementes já vou semear hoje, as sementes mais miúdas, as outras vou preparar a terra para semear mais tarde", explica.
Os mais novos também podem participar neste projeto. É o caso de Matilde, que foi com o pai buscar as sementes. O pai, Emanuel Pereirinha, vai ficar encarregue de semear, mas, ainda assim, nota a importância de incluir as crianças e jovens nesta atividade.
“Eu também fui criado na terra, a ajudar os meus pais, é também para aprender um bocadinho. Eles agora estão habituados aos telemóveis, é largar os telemóveis e ir para a terra, que lá é que faz bem", considera.
Também José Ribeiro vê esta iniciativa com bons olhos, até porque não teria condições para comprar as próprias sementes. “Eu não semeio, não tenho condições para isso, é um bom incentivo para as pessoas."
O presidente da câmara, Armando Mourisco, enumera os vários objetivos do projeto: "Um dos objetivos é contribuir para melhorar a economia familiar. Há muito pouco tempo, com a guerra na Ucrânia, tivemos uma inflação galopante e fez-se sentir muito naquilo que eram os preços dos produtos agrícolas. O segundo é voltar à agricultura tradicional, familiar e biológica. Além disso, também incutir aos mais jovens o gosto por este tipo de atividade, promovendo e evitando o abandono das terras. Por outro lado, promover o envelhecimento ativo, tornar o território mais atrativo e, ao mesmo tempo, mais resiliente porque é algo que nos ajuda a prevenir incêndios florestais."
Mas, afinal, que sementes podem cultivar as gentes de Cinfães?
"É um pack de quase duas dezenas de sementes, desde a batata, a ervilha, o feijão, o nabo, o tomate, a cenoura, a couve, a nabiça, o pepino, a couve-flor, a cebola, ou seja, toda uma panóplia de produtos agrícolas que contribuem para uma alimentação saudável e equilibrada, que fazem parte da cadeia alimentar e que são nutrientes necessários para que haja ganhos para a saúde", indica o autarca.
O projeto "Semear Cinfães" decorre pelo 3.º ano consecutivo e representa um investimento de 100 mil euros para a câmara, que quer continuar a implementar a iniciativa.
As inscrições decorreram até ao dia 12 de janeiro e as sementes já começaram a ser distribuídas. Só no concelho de Cinfães foram quase seis mil participações.
