"Circunstâncias cada vez mais exigentes." Governo preocupado com alto risco de incêndios
José Luís Carneiro, acompanhado pelos ministros do Ambiente e da Agricultura, reuniu-se esta manhã com o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Corpo do artigo
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro disse, esta terça-feira, estar preocupado com o cenário de alto risco de incêndios, mas satisfeito com trabalho conjunto com os ministérios do Ambiente e da Agricultura face às "circunstâncias cada vez mais exigentes".
"Deve-nos preocupar a todos e não apenas ao ministro da Administração Interna. Deve preocupar toda a comunidade nacional, porque, como se vê, temos estado a viver picos consecutivos de temperaturas máximas, ou seja, acima daquilo que já é considerado elevado risco de incêndio", afirmou José Luís Carneiro, esta manhã, após a reunião com o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e com os ministros do Ambiente e da Agricultura.
TSF\audio\2023\05\noticias\02\jose_luis_carneiro_preocupado_
Além das temperaturas, o ministro da Administração Interna referiu também estar preocupado com os valores de humidade registados e com as várias regiões do território nacional em seca.
Relativamente à seca, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, disse ter "plena noção" de que neste momento há zonas do país sem capacidade de abastecimento que "permita estar muito tempo sem que chova".
Perante este cenário, Duarte Cordeiro admite que "nos próximos meses" poderão ser tomadas mais medidas de contingência.
TSF\audio\2023\05\noticias\02\duarte_cordeiro_mais_medidas_
Quase 30 concelhos de Faro, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Portalegre e Guarda apresentam esta terça-feira um perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.