O Ministério da Justiça anunciou, esta manhã, que o programa informático, «Citius», já permitiu uma poupança superior a 20 milhões de euros. O ministério sublinhou ainda que, os operadores judiciais estão a recorrer mais ao «Citius» e acrescentou que até Julho, deste ano, 80 por cento das acções judiciais foram entregues pela Internet.
Corpo do artigo
Durante a apresentação do novo portal «Citius», João Tiago Silveira, secretário de Estado da Justiça, revelou que mais de 900 juízes utilizam diariamente este programa informático.
O que resultou, segundo o secretário de Estado, numa poupança para empresas e cidadãos superior a 20 milhões de euros, era por isso necessário continuar com o processo concentrando num único site vários serviços, até agora dispersos.
Pode ser também consultada, no novo portal, legislação e jurisprudência naiconal e internacional, bem como novos serviços, como destacou João Tiago Silveira.
«Por exemplo, neste site é possível consultar os processos de venda de bens penhorados, para que qualquer cidadão possa saber quais são os bens que estão a ser vendidos. Também lançamos hoje um novo serviço que é a justiça no mapa, a possibilidade de saber através do google maps informação sobre os equipamentos de justiça», avançou o secretário de Estado.