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Os clientes do BPP anunciaram hoje que ainda não desistiram de avançar com um processo contra o Estado, apesar de 90% ter aderido ao megafundo criado pelo Governo.
Os clientes do Banco Privado Português anunciaram, esta sexta-feira, que ainda não desistiram de avançar com um processo contra o Estado, apesar de 90 por cento ter aderido ao megafundo criado pelo Governo.
O período de adesão ao Fundo Especial de Investimento do BPP termina, esta sexta-feira, e cerca de 90 por cento dos clientes deverão aderir. No entanto, de acordo com o presidente da Associação Privado Clientes, Jaime Antunes, esta iniciativa não resolve tudo e, por isso, os clientes lesados não afastam um eventual processo contra o Estado.
«As unidades de participação do Fundo, em números redondos, cobrem cerca de 50 por cento daquilo que era a dívida do banco para com os clientes. E há também a situação dos depósitos que não foram reconhecidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos. Deve haver um processo colectivo, de maneira a ter alguma probabilidade de êxito nos tribunais para que os clientes possam ir atrás dos créditos que lhes são devidos», afirmou.
Em declarações à agência Lusa, o porta-voz dos clientes do BPP, Durval Padrão, afirmou que o fundo «é uma forma de resolver parte da situação dos clientes, a outra parte terá de ser resolvida em tribunal (...) O processo vai ser contra o Fundo de Garantia de Depósitos e eventualmente contra o Ministério das Finanças».