O porta-voz da CNE entende que é possível fazer a instalação dos novos deputados a 20 de Junho, mas apenas se não existirem recursos para o Tribunal Constitucional.
A Comissão Nacional de Eleições acredita que é possível fazer a instalação dos novos deputados na Assembleia da República a 20 de Junho, como pretenderá o presidente do Parlamento, Jaime Gama.
O porta-voz da CNE indicou que poderão existir incidentes que podem ser suscitados e que podem impedir que os resultados finais de ser publicados até à próxima sexta-feira, prazo que possibilitaria a instalação dos novos deputados até 20 de Junho.
«No dia 15 vão conhecer-se os últimos resultados das últimas mesas eleitorais. Depois, a CNE fica em condições de fazer o mapa com o apuramento final global e enviá-lo para Diário da República», explicou Godinho de Matos.
Se os resultados forem entregues a 16 de Junho no Diário da República, «resta saber se o Diário da República consegue publicá-los a 17».
«Se conseguir temos 18, 19 e 20, terceiro dia previsto na Constituição para a Assembleia da República reunir por direito próprio após a publicação oficial dos resultados», explicou este porta-voz que diz que isto será possível se não existirem recursos para o Tribunal Constitucional.