Dá pelo nome de "Código Postal: A2053N" a exposição de fotografia que, desde quinta-feira, está patente no Mercado da Ribeira, em Lisboa. As imagens, captadas pela objetiva do fotojornalista Pepe Brix, mostram o mundo português da apanha do bacalhau no Atlântico Norte, a bordo do navio Joana Princesa.
Corpo do artigo
"Código Postal: A2053N" e" o nome da exposição que pode ser vista até 15 de Novembro de 2015 no Mercado da Ribeira em Lisboa, sobre o universo português da apanha do bacalhau no Atlântico Norte.
"Código Postal: A2053N" é também o código de matrícula do navio Joana Princesa, um dos treze navios sobreviventes da frota portuguesa de navios de pesca longínqua e onde foram captadas as imagens que compõem a exposição fotográfica.
[youtube:IYU-dKhET6s]
Foi neste navio que, durante três meses e meio, o fotógrafo açoriano Pepe Brix documentou a vida da tripulação, a realidade do que é a pesca do bacalhau no Antlântico Norte, a dureza de uma atividade com séculos de existência.
O trabalho foi publicado na edição de Fevereiro da revista National Geographic Portugal e está agora a percorrer o país. Até 15 de novembro é a vez de Lisboa, para ver no mítico Mercado da Ribeira.