A curta distância de Marvão, uma torre aduaneira medieval é símbolo da importância estratégica do local que ficou conhecido como Portagem. Nesta localidade, há um restaurante conhecido pela qualidade dos grelhados e pelos cogumelos.
Corpo do artigo
O triângulo que tem como vértices Castelo de Vide, Portalegre e Marvão é um dos mais visitados do extenso território alentejano.
A orografia confere extrema beleza a este rincão onde se destaca Marvão, vila branca alcandorada em negra protuberância rochosa a quase 900 metro de altitude e de onde o olhar alcança terra sem fim.
No sopé da escarpa encimada pelo castelo e a pouco mais de uma légua de distância, o rio Sever corre sem pressas, à sombra da torre aduaneira medieval, uma construção de planta quadrangular, construída, segundo há notícia, em 1416. Finalidade: cobrar os direitos de portagem a quem por ali passava. A caminho de Marvão ou da vizinha Espanha.
E o nome de Portagem ficou para sempre ligado ao povoado que cresceu aos pés da «mui nobre e sempre leal vila de Marvão».
O local é muito agradável, refrescado pelas águas do rio que dá nome a um dos restaurantes da localidade: Churrasqueira Sever.
TSF\audio\2019\03\noticias\11\tsfmesa11
O nome pode iludir, mas desengane-se quem pensar que se trata de um estabelecimento de comida rápida. Nesta casa alentejana, situada na rua Nova, a pouco mais de 500 metros da rotunda e paralela ao rio, há muito mais para saborear que grelhados.
A sala, com o piso em tijoleira, é airosa. Mesas em madeira com toalhas aos quadrados cobertas com papel. Nas paredes brancas, motivos regionais são a base da decoração do espaço marcado pela informalidade e conforto.
As carnes alentejanas de porco e de borrego assumem papel preponderante na ementa deste restaurante com outro forte motivo de atração petisqueira: os cogumelos. De produção própria, os shitake e os selvagens, em que a vizinha serra de S. Mamede é pródiga.
Preparados das mais diversas formas, alimentam o capítulo de entradas: tortulhos de miolada; silarcas; boletos salteados em azeite; shitake de S. Mamede com ovos ou túberas salteadas.
No rol dos enchidos, a cacholeira ou morcela, assada é uma alternativa de sabor regional.
O misto de carne de porco preto - secretos, plumas, entrecosto e febrinhas - acompanhado com legumes cozidos e batatas fritas - é um ex-líbris da casa. Tempo ideal de grelha, qualidade e tempero dão um sabor único à carne.
As costeletas de borrego são outra opção; nos pratos de peixe, destaque para o achigã grelhado com molho de azeite e coentros e o bacalhau dourado, variante regional da versão à Brás.
Nas sobremesas, a doçaria regional é rainha.
Garrafeira com predominância dos vinhos alentejanos. Serviço dinâmico neste restaurante com sabor a Alentejo. CHURRASQUEIRA SEVER, na Portagem, em Marvão.
Onde fica:
Localização: R. Nova 24, Estrada Rio Sever Portagem, 7330-347 São Salvador de Aramenha (Marvão)
Telef.: 245 993 458