Cogumelos nas paredes que deixaram saudades. Voltamos à primeira casa da TSF Porto
No inverno nasciam cogumelos nas paredes e no verão o calor era insuportável. A 1 de julho de 1991, depois de ter comprado a Rádio Ativa, a TSF começou as emissões locais no Porto. Regressamos a casa.
Corpo do artigo
Rua de Costa Cabral, número 273, 3º piso. Guiados por quem aqui trabalhou quase desde o primeiro dia, regressamos à primeira morada da TSF Porto.
TSF\audio\2018\03\noticias\01\RuteFonsecaTSF Porto
26 anos depois a memória falha. Os jornalistas João Paulo Menezes, que foi o primeiro coordenador da TSF no norte, Leonor Ferreira e Jorge Sousa e o técnico Joaquim Pedro regressam às primeiras instalações e não reconhecem de imediato.
"Há aqui alguma coisa que não bate certo...", comentam.
Atualmente, o espaço que serviu de primeira casa à TSF Porto está vazio e muito diferente. Se em 1991 nasciam cogumelos nas paredes por causa da humidade e tinha várias divisões, agora é uma única sala, ampla, com chão em madeira novo; as paredes recuaram e ganhou uma varanda que rodeia todo o 3º piso do número 273 da Rua Costa Cabral.
Em 1991 a TSF Porto já tinha emissão própria, começou com dois períodos autónomos: manhã e tarde.
Em 1993 a TSF sofre a primeira crise financeira, os períodos de emissão própria no Porto são cancelados e há despedimentos. Mas a emissora superou a crise e em 1993 o Porto começa as emissões na rede da Rádio Press e muda de instalações para a Rua das Mercês, número 58.
26 anos de história, da Rua Costa Cabral em 1991 para a Rua das Mercês, em 1993 e 5 anos depois para Gonçalo Cristovão. As portas que fecharam, abriram sempre novas e melhores oportunidades.