Com 15 metros de comprimento e mais de 30 quilos de carne: Vendas Novas vai tentar fazer a "maior bifana do mundo"
A iniciativa pretende cimentar a cidade de Vendas Novas como a capital da bifana. "O objetivo é que este prato seja conhecido do Minho aos Açores", explica Valentino Salgado Cunha, presidente da autarquia
Corpo do artigo
Vendas Novas vai tentar bater, este sábado à tarde, o recorde da maior bifana do mundo. O objetivo é fazer aquela iguaria, típica da cidade, com 15 metros de comprimento. Para a confeção, vão ser utilizados mais de 30 quilos de carne de porco e 50 quilos de farinha.
Em declarações à TSF, Valentino Salgado Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, espera bater o recorde do mundo e mais além. "Vamos ter a melhor bifana do mundo e eu quase diria do universo, mas por questões cósmicas não o vou dizer, mas temos aqui esta ambição de ter a maior bifana do mundo, com 15 metros de comprimento", explica.
"Quando colocarmos o pão em cima da mesa logo veremos se temos umas migalhinhas a mais, mas foi uma ideia que tivemos, algo que nunca fizemos, uma experiência para todos e importa também referir que isto não seria possível sem a colaboração das nossas casas de bifanas e da nossa panificadora local, que acaba por ser o maior fornecedor do pão de bifanas de Vendas Novas", sublinha.
A iniciativa pretende cimentar a cidade de Vendas Novas como a capital da bifana. "O objetivo é que nós sejamos conhecidos e este prato seja conhecido do Minho aos Açores. Não é uma bifana qualquer, muitas pessoas dizem que provaram bifanas de Vendas Novas em Lisboa ou no Algarve, mas as bifanas de Vendas Novas boas são de cá e, portanto, toda esta tarde que nós vamos dedicar à bifana nas mais variadas atividades que temos programadas é também uma oportunidade para as pessoas de fora e as pessoas de cá virem a Vendas Novas, comerem as nossas bifanas e quem não conhece provar este prato e verificar que realmente são diferentes de todas as outras bifanas que por aí existem", considera.
O evento está inserido nas festas do concelho. Valentino Salgado Cunha destaca os pontos altos das festividades. "Celebramos os 62 anos de autonomia do concelho de Vendas Novas e reunir nestes três dias a população, amigos, pessoas das freguesias e das aldeias envolventes de Vendas Novas", refere. Para esta sexta-feira, está prevista a atuação de Jorge Palma, no sábado, de Carlão, e, no domingo, de Ricardo Ribeiro com o canto local.
"Depois aproveitamos também para ter uma tarde dedicada ao desporto, uma tarde dedicada às crianças e este ex-líbris da capital da bifana, aproveitando que Vendas Novas e a bifana de Vendas Novas ganhou o Prémio Cinco Estrelas no início do verão e vamos entregar um galardão a cada uma das casas de bifanas oficialmente reconhecidas", acrescenta, deixando o convite: "Estou muito crente que, quando vierem cá provar as bifanas de Vendas Novas, não vão querer deixar de voltar e, portanto, venham a Vendas Novas, divirtam-se nas nossas atividades. O nosso programa completo está nas redes sociais e no site do município e, portanto, aproveitem e, já que cá estão, comam uma, duas, três bifanas - as que conseguirem -, certamente ficarão com água na boca para voltar mais vezes a esta cidade."
