Com 3 anos de atraso, Galamba garante que eletrificação da linha ferroviária do Algarve estará concluída em 2024
A viagem percorrendo toda a região será encurtada em 25 minutos.
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A eletrificação da linha ferroviária do Algarve já devia ter terminado em 2021, mas agora o ministro das Infraestruturas compromete-se a executá-la até final de 2024. João Galamba adianta explicações para o atraso na obra.
"Houve muitos anos sem fazer obras ferroviárias, falta de meios, muitas obras em simultâneo, problemas nas cadeias logísticas, aumento de preços...", afirma. Essas "várias dificuldades", segundo o ministro, estarão ultrapassadas. "O que importa é que estamos focados em realizá-las o mais brevemente possível ", garante.
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A Infraestruturas de Portugal está a eletrificar o troço de 56 quilómetros entre Faro e Vila Real de Santo António e os 45 quilómetros entre Tunes e Lagos. Entre outras melhoramentos passará por construir uma nova subestação em Olhão, modernizar o sistema de sinalização e comunicações, instalar catenária e suprimir e automatizar passagens de nível.
Uma viagem para percorrer todo o Algarve de comboio demora nesta altura mais de três horas, mas no futuro será encurtada em 25 minutos. Questionado sobre se esse encurtamento de tempo chega para o comboio ser alternativa às viaturas, o ministro responde que" será seguramente mais competitivo do que é hoje". "Se é a situação ideal... obviamente que a ferrovia precisa de muitos investimentos e teremos toda a disponibilidade para olhar para melhorias no traçado que permitam reduzir esse tempo de viagem", afirmou João Galamba. No entanto, o ministro adianta que a prioridade é "concluir esta empreitada".
No futuro, os comboios Alfa Pendular que agora chegam apenas até Faro, com a eletrificação da linha poderão seguir até Vila Real de Santo António. Na cerimónia onde apresentou os eixos sobre a Modernização da Linha do Algarve, a Infraestruturas de Portugal comprometeu-se igualmente a "dar prioridade" para que também o comboio Intercidades chegue aquela ponta do Algarve.
Na ocasião o presidente do Conselho de Administração das Infraestruturas de Portugal (IP) sublinhou os investimentos que estão a ser feitos na ferrovia. Miguel Cruz lembrou que em 2016 a IP fez um investimento de 39 milhões, em 2023 o ano vai fechar com 500 milhões de investimento.
A obra de eletrificação da linha do Algarve custará cerca de 80 milhões de euros.
EN 125. É desta que avança requalificação?
Com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai avançar a variante a Olhão, retirando o trânsito da Estrada Nacional 125 que passa dentro da cidade. Quanto ao resto da requalificação desta estrada até Vila Real de Santo António, uma obra que devia ter terminado em 2012, há um contencioso jurídico que envolve o Estado e a concessionária Algarve Rotas do Litoral e que se arrasta há vários anos. O ministro das Infraestruturas lembra que o conflito está no Tribunal Arbitral.
"Estamos a explorar todas as vias possíveis, quer seja porque o tribunal arbitral avança, quer seja de outra forma", adianta, sem explicar que "outras formas" poderão ser. No entanto, apresenta uma certeza: "Nós queremos em 2024 tomar decisões sobre essas obras urgentes", garante.