Comboios também podem vir a ser gratuitos em Cascais. Autarquia negoceia com a CP
Autocarros gratuitos já estão garantidos em janeiro. Autarca admite que o objetivo é alargar os benefícios ao transporte ferroviário.
Corpo do artigo
Depois dos autocarros, os comboios podem estar a caminho. A Câmara de Cascais está a negociar com a CP para que também as viagens de comboio deixem de ser pagas dentro do concelho, à semelhança do que vai acontecer com os autocarros já em janeiro.
À TSF, o presidente da câmara, Carlos Carreiras, explica que a medida não vai servir apenas quem vive no concelho. É também "para os que estudam em Cascais e para todos os que trabalham em Cascais", independentemente de residirem ou não no concelho.
TSF\audio\2019\12\noticias\26\carlos_carreiras_1_quem_d24
Janeiro será um mês de "transição" - mas os transportes já serão gratuitos - para que os beneficiários se possam registar. "A partir de fevereiro será para todos aqueles que já se tenham registado e cumprar as condições: residentes, estudantes ou trabalhadores em Cascais."
O registo é feito no site da MobiCascais e prevê que os utilizadores possam ainda receber pontos para usar noutros serviços da autarquia. Com esta iniciativa, Cascais será o primeiro município do país a oferecer transportes publicos gratuitos e, de acordo com Carlos Carreiraas, nem vai ser preciso mexer no orçamento da autarquia.
TSF\audio\2019\12\noticias\26\carlos_carreiras_2_como_d24
O custo estimado é de "12 milhões de euros", que serão financiados "não só pelos parquímetros" mas também por empresas que, atraídas para Cascais e com sede no concelho, veem o IUC reverter para o município.
Com os autocarros gratuitos já garantidos em janeiro, o próximo passo podem ser os comboios. Carlos Carreiras admite que gostaria de ver a gratuitidade do serviço alargado ao transporte ferroviário e admite mesmo que as negociações com a CP já começaram.
TSF\audio\2019\12\noticias\26\carlos_carreiras_3_comboio_d24
"Estamos a encetar negociações com a CP para que também dentro do concelho de Cascais o transporte ferroviário possa ser gratuito", explica o autarca, que acrescenta que o processo já começou "há alguns anos" e tem vindo a ser "progressivamente aplicado e implementado no concelho".