A explicação é dada por Rogério Gouveia, secretário regional das Finanças, que diz que os preços ficam mais baratos graças a um corte no ISP, que permite cortar até 30% dos impostos no arquipélago.
Corpo do artigo
Os combustíveis vão descer na Madeira na próxima semana. A gasolina cai quatro cêntimos e o gasóleo dois cêntimos, graças a um corte no imposto sobre os produtos petrolíferos que é o dobro do que foi decretado pelo governo no continente.
À TSF, o secretário regional das Finanças, explica que o limite é a lei das finanças regionais que permite cortar até 30% dos impostos no arquipélago face aos impostos que vigoram no continente. Rogério Gouveia promete acompanhar a subida prevista nas gasolineiras.
"O governo regional resolveu ser mais ambicioso do ponto de vista da redução do ISP", afirma, sublinhando que o comportamento dos preços continuará a ser monitorizado.
"Se necessário for, tomaremos novas medidas nas próximas semanas ou meses", acrescenta.
TSF\audio\2021\10\noticias\21\30_rogerio_gouveia_1
Ao contrário do continente, no arquipélago os preços dos combustíveis são fixados pelo governo semanalmente.
Na próxima semana, a gasolina fica quatro cêntimos mais barata e o gasóleo dois cêntimos, o que significa, até final do ano, um rombo superior a três milhões de euros nas contas do governo regional.