A Covid-19 já infetou utentes e funcionários de lares em Portugal. O presidente da associação do setor mostra-se preocupado com a situação.
Corpo do artigo
Os novos residentes dos lares de idosos e unidades de cuidados continuados têm de ser colocados em quarentena, mesmo que o teste para o novo coronavírus seja negativo. A medida foi imposta pela Direção-Geral da Saúde que obriga ainda os trabalhadores das instituições que apresentem sintomas de infeção respiratória a ficar em casa.
Perante as novas regras, João Ferreira de Almeida, presidente da Associação dos Lares de Idosos, considera a situação muito preocupante. Em declaração à TSF, Ferreira de Almeida deixa a questão: "Se uns funcionários ficam infetados, e outros de quarentena, como é que conseguimos pessoas para tratarem dos idosos?"
11967102
O presidente da associação admite que não tem solução, e embora já tenha contactado o Instituto de Segurança Social, ainda não obteve uma resposta concreta.
Ferreira de Almeida lembra ainda que há lares de pequena dimensão, em que "a própria estrutura do imóvel não permite um espaço de quarentena. Não é que não consigam implementar o plano de contingência, mas é difícil", admite.
Por outro lado, Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, recorda que as IPSS têm planos de contingência.
11967144
O presidente da confederação refere que é fundamental substituir os trabalhadores, embora admita que a situação é complicada. "O importante é que estes trabalhadores possam ser substituídos por voluntários, em caso de necessidade. Os sindicatos compreendem isso, apesar de ser uma medida difícil de implementar, porque todas as pessoas estão com receio", reconhece.
Lino Maia indica ainda que os trabalhadores com os serviços encerrados podem ser recolocados em lares e unidades de cuidados continuados.
Nos últimos dias têm surgido situações em todo o país. Em Vila Nova de Famalicão, um lar está sem funcionários devido ao novo coronavírus, enquanto em Sintra, dez utentes da Casa de Saúde da Idanha testaram positivo para a Covid-19.
11967232