Sete imponentes grupos de foliões da Galiza participam sábado no desfile de Caminha. A TSF foi conhecer a comparsa “Estrelas da noite” e os seus 70 elementos.
Corpo do artigo
Sete comparsas galegas estão inscritas para participar no desfile de carnaval noturno de Caminha, que se vai realizar no próximo sábado, após adiamento por causa do mau tempo.
Os grandes grupos de foliões, que se preparam durante meses para percorrer carnavais de rua da Galiza e, mais recentemente também no Norte de Portugal, chegam a contar com mais de cem participantes. São uma grande atração do cortejo que se deveria realizar hoje, e, por norma, arrecadam sempre prémios cimeiros.
A comparsa “Estrelas da noite”, de Tomiño, é das que mais se tem destacado nos últimos anos. A TSF foi conhecer os bastidores dos preparativos do grupo, que este ano leva 70 elementos, dedicado ao tema da água. E que já desfila desde sexta-feira por terras galegas.
“Procuramos sempre temas originais. Já fomos de lâmpadas, guarda-chuvas, bolas de neve e caixas de música”, conta Fátima Orona, presidente da associação “Estrelas da noite”, há 27 anos, referindo que, neste Carnaval, vão percorrer ruas com “gente de todas as idades”. “É uma conciliação familiar. Comecei com as minhas filhas ainda muito pequeninas e hoje elas estão umas mulheres e continuam na comparsa”, indica Fátima.
Graciela Vilarino, já participa nos desfiles desde os 10 anos e nesta edição já levará, pela primeira vez, ao colo o filho de dois, Martin.
“Temos de lhe meter o vício do Carnaval”, afirma a mãe.
Já Mercedes, de 79 anos, mãe de Fátima Orona, participa desde o começo nos desfiles como elemento de apoio à comparsa. “Dá muito trabalho, mas é muito bonito e desfrutamos muitos. Estamos muito felizes por ir a Caminha. Somos muito bem recebidos”, comenta.
Lorena Rodrigues, recorda: “O primeiro ano que fomos a Caminha, era aquela sensação de ir a outro país e não sabíamos bem como ia ser. Mas correu muito bem. As pessoas são muito animadas. É uma festa diferente da de Espanha. Além disso, já ganhamos várias vezes o primeiro prémio”.
A construção de carros alegóricos e disfarces este ano começou há três meses e a grande aposta da “Estrelas da noite”, além da temática, são as coreografias.
José Perez, que regressa como animador do grupo, conta que a coreografia é mesmo “o forte” da “Estrelas da noite” desde sempre, e que uma das principais músicas escolhidas para animar o seu desfile, é “I mas Born to love you” dos Queen.
Segundo fonte da câmara municipal de Caminha, logo que abriram as inscrições, a adesão das compradas galegas foi grande. Estiveram inscritas 10, mas entretanto, com o adiamento desta noite para sábado, mantiveram-se apenas sete. Uma delas a “Estrelas da Noite”, que amanhã terça-feira, se o tempo ajudar, vai participar à tarde no Carnaval de Arcos de Valdevez.
