Pelo segundo ano consecutivo, o Governo volta a assinalar o outubro como o Mês das Competências Digitais.
Corpo do artigo
O mês das Competências Digitais vai permitir tornar a sociedade portuguesa "mais inclusiva e autónoma", defendeu esta segunda-feira, em declarações à TSF, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.
"Esta sensibilização vai levar a que nós, enquanto sociedade, sejamos capazes de nos proteger, por exemplo, contra a desinformação que mina a democracia, mas também contra os vícios dos jogos online ou de bullying infantil", disse Mário Campolargo, acrescentando que a iniciativa "dá lugar a novas formas de trabalho, novas profissões produtos inovadores".
TSF\audio\2023\10\noticias\02\mario_campolargo_1_objv
O secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa adiantou que já estão agendadas algumas iniciativas, como o Formador Mais Digital ou o Sou Digital, destacando os valores acima da média europeia de Portugal.
TSF\audio\2023\10\noticias\02\mario_campolargo_iniciativas_2
Para Mário Campolargo, "outra área particularmente importante" é a do programa Engenheiras por Um Dia: "Celebramos, por um lado, o Dia Internacional das Raparigas e também continuamos a contribuir para que as raparigas com a informação e formação básica na área das tecnologias da informação continuem a estar acima do nível europeu (53,38%)."
O programa termina a 30 de outubro com o Fórum das Competências Digitais, onde vai ser apresentado um mapa nacional de iniciativas de capacitação digital.
"Não é por acaso que no último ano, o número de utilizadores do nosso governo eletrónico (...) aumentou imenso. E não é por acaso que nós temos 80% da nossa população com acesso à Internet", concluiu.
TSF\audio\2023\10\noticias\02\mario_campolargo3mapa
Pelo segundo ano consecutivo, o Governo volta a assinalar o outubro como o Mês das Competências Digitais. O slogan é #tratarodigitalportu, associando os jovens na escola, engenheiras por um dia e o pensamento computacional.