O ataque atingiu pelo menos dois computadores.
Corpo do artigo
Computadores do Instituto da Defesa Nacional (IDN), tutelado pelo Ministério da Defesa, foram atacados por "hackers" no final de fevereiro e no início deste mês, confirmou à agência Lusa uma fonte governamental.
Este ataque informático atingiu pelo menos dois computadores do IDN, e, segundo disse à Lusa fonte do Ministério da Defesa Nacional, que tutela o instituto, o problema foi resolvido, sem consequências nem perdas.
À TSF, o Ministério da Defesa garante que a segurança nacional nunca esteve em causa e que a situação foi detetada e corrigida, sem perdas para o Instituto e sem que tenha havido acesso a informação confidencial.
Fonte do Ministério da Defesa explicou à TSF que se tratou de uma tentativa de infiltração de vírus, uma situação que é comum em grandes organizações públicas e privadas. No ano passado, houve duas tentativas de ataque na área da defesa.
Este foi o primeiro ataque de "hackers" registado pelo MDN em 2017.
Em 2016, foram duas as intrusões detetadas na área da Defesa, também em março e no IDN, descritos como incidentes sem consequências pelo ministério.
O IDN, com sede em Lisboa, é um organismo tutelado pelo Ministério da Defesa Nacional e dedica-se à investigação, formação e divulgação das grandes questões da defesa nacional e segurança internacional.