"Comunicação é muito mais fluida." ULS de Santa Maria nasce 24 anos após primeira do país
Matosinhos foi pioneiro na criação de uma Unidade Local de Saúde e o presidente diz à TSF que o modelo é uma espécie de guarda-chuva que abriga todos os serviços para uma determinada população.
Corpo do artigo
O Centro Hospitalar de Lisboa Norte foi extinto e dará lugar à criação da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria, uma nova forma de organização que entrará em vigor no primeiro dia de 2024. Esta forma não é nova no país, sendo a forma de funcionamento do Hospital de Pedro Hispano, em Matosinhos, desde 1999.
António Taveira Gomes, presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), descreve o modelo como uma espécie de guarda-chuva que abriga todos os serviços para uma determinada população.
"O que distingue as ULS é haver uma única administração e todos os cuidados de saúde, sob a mesma administração, são organizados de outra maneira. Ainda que depois, aquilo que é o exercício de cada área hospitalar, cuidados de saúde primários, etc., seja muito semelhante ao que se faz em muitos outros sítios", diz o líder da ULSM à TSF.
TSF\audio\2023\12\noticias\12\sonia_santos_silva_ulsm
António Taveira Gomes dá exemplos da simplificação de processos deste tipo de estrutura: "A comunicação é muito mais fluida, os exames são feitos uma vez e ficam visualizáveis para os profissionais todos, muitos dos exames que os cuidados de saúde primários solicitam que as pessoas façam são feitos no hospital correspondente dessa ULS, o que faz com que, mal os resultados estejam disponíveis já estão no acesso dos profissionais."
O presidente do conselho de administração da ULSM considera que o modelo é virtuoso, mas não perfeito, explicando que é necessário um "sistema de informação que seja adequado à integração de todos os cuidados e seja favorável ao desenvolvimento de um processo clínico eletrónico único", o que "ainda não existe".
António Taveira Gomes acredita que o modelo tem flexibilidade para ser aplicado em qualquer hospital, mas quanto maior for a dimensão da unidade, maior será o desafio.
"É mais complexo fazer a ULS de Lisboa Norte, de Santa Maria, de São João ou de Santo António, porque os acessos são ainda mais complexos. A ULS vai traduzir a complexidade que o hospital já tem mais outras organizações, até em termos de cuidados de saúde primários", esclarece.
Inaugurado em março de 1997, o Hospital Pedro Hispano substituiu o antigo Hospital Distrital de Matosinhos e dois anos depois foi pioneiro ao tornar-se na primeira Unidade Local de Saúde do país. Agora é a vez da Unidade Local de Saúde de Santa Maria nascer, que vai abranger os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente com Cuidados de Saúde Primários do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Norte e Oeste (Mafra).
Esta segunda-feira, a presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Ana Paula Martins, apresentou a demissão do cargo. À Lusa, o CHULN explicou que, "após profunda reflexão pessoal, a presidente do CHULN entende que o mandato para o qual tinha sido nomeada no início de 2023 se esgota com a extinção do Centro Hospitalar Lisboa Norte e a criação da ULS [Unidade Local de Saúde] e que não é elegível para dirigir este novo órgão".