A comissão política da concelhia do PSD/Porto aprovou, esta noite, por unanimidade, o nome de Luís Filipe Menezes como candidato à Câmara do Porto nas eleições autárquicas de 2013.
Corpo do artigo
Em declarações à agência Lusa no final da reunião, o presidente da comissão política concelhia do PSD/Porto, Ricardo Almeida, anunciou que o nome de Luís Filipe Menezes obteve, «através de voto secreto, em urna, 100% dos votos», facto que apelidou de «inédito».
«Luís Filipe Menezes é o nosso candidato, mas mais do que ser do PSD eu julgo que Luís Filipe Menezes é o candidato do povo do Porto», considerou.
Questionado sobre a recusa de apoio da comissão política concelhia do CDS/Porto ao nome de Menezes, Ricardo Almeida sublinhou que «o PSD nunca convidou nenhum partido a fazer parte de nenhuma coligação», considerando que «houve precipitações e antecipações de 'timings' para condicionar» o trabalho do PSD.
Na opinião do social-democrata, «o povo está atento para aqueles que não são solidários, para aqueles que não são leais e sobretudo para aqueles que querem fazer política estando ora um dia com uns, ora um dia com outros», afirmou.
Questionado sobre se o PSD ainda está disponível para uma eventual coligação com o CDS-PP, caso a distrital ou nacional dos centristas decidam em sentido contrário do da concelhia, Ricardo Almeida disse que o partido tem «abertura para todas as forças vivas da cidade do Porto que acreditem que este é um projeto vencedor e que se revejam na personalidade e na forma de fazer política de Luís Filipe Menezes».
«O nosso principal adversário é o PS. Um PS que esteve no Governo e que desgraçou o país, um PS que teve como membro do Governo Manuel Pizarro, que é um dos principais responsáveis pelo enorme buraco na saúde. É esse mesmo rosto do despesismo do PS que é o nosso principal aniversário na Câmara do Porto», enfatizou.
O nome de Luís Filipe Menezes irá agora à distrital alargada do PSD/Porto e depois à comissão política nacional.
O presidente da Câmara de Gaia e ex-líder do PSD, Luís Filipe Menezes anunciou em setembro a candidatura à Câmara do Porto, tendo adiantado então que já tinha falado com o presidente do PSD e com o presidente da concelhia.
Hoje, Menezes reiterou que a sua candidatura ao Porto é «suprapartidária» e desvalorizou a falta de apoio do CDS/Porto, lembrando que não pediu apoio «rigorosamente a ninguém».
No entanto, a Comissão Política Concelhia do CDS/Porto anunciou no dia 22 de outubro que não apoia uma «eventual candidatura» de Menezes à Câmara do Porto, autarquia liderada por uma coligação PSD/CDS-PP desde 2001, aquando da primeira eleição do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.
No dia seguinte, o líder da distrital do CDS-PP, Álvaro Castello-Branco, disse que «neste momento não está nenhum entendimento feito nem está nenhum entendimento excluído».