"Conduza como se houvesse amanhã." Brisa lança campanha contra sinistralidade para um verão mais seguro
A concessionária lançou esta semana uma campanha de sensibilização rodoviária para apelar ao cuidado redobrado para quem anda na estrada e chegar são e salvo ao destino de férias
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O lançamento da nova campanha de prevenção rodoviária da Brisa, com o mote "Conduza como se houvesse amanhã", foi lançado, esta semana, para sensibilizar quem anda na estrada para a importância da segurança rodoviária, apelando ao cuidado redobrado a quem vai ao volante e sublinhando que no início do período de férias, um dos momentos mais intensos do ano nas estradas, é preciso estar mais atento e ser mais cuidadoso, para que se possa chegar ao destino em segurança.
Portugal mantem níveis de sinistralidade superiores à media europeia, só este ano dos 57 mil acidentes rodoviários resultaram 157 mortes e mais de 960 feridos graves e 16 mil e 500 ligeiros e são dados que preocupam Teresa Nobre, diretora de Segurança e Saude da Brisa, que em declarações à TSF, adianta que esta nova campanha pretende alertar para a necessidade de ter uma condução consciente e defensiva porque os dados dos acidentes mortais no pais preocupam apesar da rede de autoestradas suas concessionadas ter registado o ano passado uma redução de 40% de acidentes mortais face a 2019, ou seja, o menor número de mortos neste século, mas, apesar desses progressos, o país continua "longe" de atingir "a única meta aceitável" de sinistralidade rodoviária: zero mortos e zero feridos graves.
Admite ainda que a campanha também contem uma mensagem subliminar para jovens, que representam maior risco na estrada. De acordo com dados da Autoridade de Prevenção Rodoviária Portuguesa nos últimos três anos, os homens representam 81% da media de todas as mortes na estrada entre os jovens entre os 15 e os 30 anos e entre as principais causa de morte de jovens na estrada, estão a condução sob o efeito de álcool ou drogas, uso de telemóvel ao volante, excesso de velocidade e falta de uso do cinto de segurança.
Aliás, garante que a empresa está a relançar o programa de acções de sensibilização rodoviária nas escolas, que no ultimo ano letivo já se traduiu em idas a 16 escolas e espera em setembro com o arranque do novo ano letivo ter mais ações em estabelecimentos de ensino de norte a sul do pais.
O presidente da comissão executiva, António Pires de Lima, sublinha, citado na mesma nota, que o erro humano está na origem de mais de 90% dos acidentes rodoviários, causados maioritariamente por excesso de velocidade, distração e fadiga. "Está nas mãos de cada um de nós dar o passo que falta para alcançarmos a meta que todos desejamos."
De acordo com a Brisa, nos últimos 25 anos morreram 18.951 pessoas nas estradas portuguesas e mais de 75 mil ficaram gravemente feridas.
Esta campanha do grupo concessionário de autoestradas é lançada no âmbito da estratégia Visão Zero 2030, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, que pretende reduzir a zeros o número de vítimas graves e mortos nas estradas até 2050.
