A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal assinou o acordo de rendimentos mas não gostou da forma como decorreu o processo negocial. João Vieira Lopes não foi ao Palácio Foz, em Lisboa, porque rejeita a forma como o governo conduziu a discussão.
Corpo do artigo
O Acordo de Médio Prazo sobre Melhoria dos Rendimentos e Competitividade foi assinado no domingo, numa cerimónia em que a ausência de João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) foi um dos fatos mais notados.
Em comunicado, a confederação não escondia o mau estar com o governo. "A CCP assinou o acordo mas, em manifestação do seu desagrado pela condução do processo, não considera dever estar presente em cerimónias públicas. As negociações arrastaram-se durante meses, tendo apenas em cima da mesa propostas vagas e inegociáveis, culminando nos últimos dias numa negociação apressada, não compaginável com decisões serenas e bem fundamentadas".
À TSF, João Vieira Lopes confirmou que a meta alcançada foi positiva, mas o caminho para lá chegar foi negativo, por isso mereceu este ato de contestação, a não presença no Palácio Foz, em Lisboa.
TSF\audio\2022\10\noticias\10\joao_vieira_lopes_1_metodologia
"Tivemos várias reuniões desde junho, mas na prática só dois ou três dias antes da apresentação do orçamento de Estado para 2023 é que o governo nos apresentou propostas concretas. Nós acabamos por assinar o acordo porque tinha coisas positivas, mas discordamos da metodologia e avisamos que a CCP não estaria presente na cerimónia pública, como manifestação de desagrado pela metodologia, que esperamos que não seja seguida em próximos acordos".
Questionado se a metodologia do governo pode ser entendida como uma forma de pressão por parte do Governo, João Vieira Lopes essa leitura, mas não é a única possível.
"Pode ser pressão ou incapacidade. Seja qual for, nenhuma é positiva".
A CCP reconhece que o acordo inclui medidas positivas, das quais João Vieira Lopes destaca a inclusão da agenda para a competitividade do comércio e serviços.