A discussão do programa do Governo será agendada esta segunda-feira na primeira conferência de líderes da XII Legislatura, marcada para as 16h00 e que será pela primeira vez presidida pela nova presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.
Corpo do artigo
Além do agendamento das sessões plenárias para apreciação do programa do XIX Governo Constitucional, a conferência de líderes irá ainda definir o número, competências e composição das comissões parlamentares permanentes da nova Legislatura.
A conferência de líderes fixará também as grelhas de tempo de intervenção para a XII Legislatura e marcará a eleição para os cargos externos à Assembleia da República.
De acordo com o número 1 do artigo 192 da Constituição «o programa do Governo é submetido à apreciação da Assembleia da República, através de uma declaração do primeiro-ministro, no prazo máximo de dez dias após a sua nomeação».
O debate do programa do Governo não pode exceder três dias e até ao seu encerramento qualquer grupo parlamentar pode propor a sua rejeição ou o executivo pode solicitar a aprovação de um voto de confiança, segundo estabelece o número 2 do mesmo artigo da Constituição.
Segundo o número 5 do artigo 186º da Lei Fundamental, antes da apreciação do programa do Governo pela Assembleia da República, o executivo «limitar-se-á à prática dos actos estritamente necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos».
O novo Governo de maioria PSD/CDS-PP, liderado por Pedro Passos Coelho, tomou posse na passada terça-feira, dia 21 de Junho.