"Confio tanto em Pedro Nuno Santos que lhe comprei um carro usado"
À TSF, o deputado socialista Hugo Oliveira refere que "as pessoas mais confiáveis são aquelas a quem compramos um carro usado".
Corpo do artigo
Dois socialistas, um carro usado e uma confiança plena. O deputado Hugo Oliveira é apoiante de Pedro Nuno Santos à liderança do PS, mas, mais do que isso, é amigo do candidato. Tanto que até lhe comprou um carro, uma "história engraçada".
"Quando me perguntam se confio no Pedro Nuno Santos, confio tão plenamente que lhe comprei um carro que ele tinha, o carro que está aqui à nossa frente, que já tinha bastantes quilómetros, mas que eu sabia bem o bom tratamento que ele tinha dado e que era confiável ao ponto de comprar um carro usado. Como o povo costuma dizer, as pessoas mais confiáveis são aquelas de quem compramos um carro usado e, portanto, não poderia dar melhor exemplo", conta à TSF Hugo Oliveira, nas vésperas de Pedro Nuno Santos ir a votos no partido.
TSF\audio\2023\12\noticias\14\rui_tukayana_pedro_nuno_santos_carro_
O carro é, na verdade, uma carrinha familiar Volvo, veículo que Hugo Oliveira ainda hoje conduz. A seriedade que reconhece ao candidato a secretário-geral do PS é tão grande que nem alcunha tem: "Não, não, não. O nome dele é Pedro Nuno Santos. A alcunha, se assim podemos dizer, é mesmo Pedro Nuno."
Hugo e Pedro Nuno conheceram-se há cerca de dez anos, também numas eleições. Na altura, a corrida era à liderança da Federação Socialista de Aveiro.
"Eu lembro-me quando ele vence as eleições em 2010, tem de fazer uma lista de deputados em 2011. Era hábito, como é hábito em muitas federações, o presidente designar um grupo de pessoas que pudessem pensar numa possível lista, isto para que o presidente pudesse dizer: "Bem, não foi bem eu que decidi', porque fazer uma lista é algo que traz sempre muitos problemas porque desagradamos mais pessoas do que aquelas a que agradamos. O Pedro a primeira coisa que fez foi dizer: "Não, não, isso comigo acabou. Se esta é uma responsabilidade minha, vou assumi-la." Ocupar os cargos e tomar decisões é isso mesmo. E o Pedro nunca deixa, nunca deixa para ninguém tomar decisões que tenha que ser ele a tomar", relata Hugo Oliveira.
"Muitos dizem" que Pedro Nuno Santos é precipitado, mas o camarada e amigo considera que isso acontece, porque, ao contrário de outros, o candidato socialista tem coragem para tomar decisões.
"Essa precipitação de que o acusam, muitas vezes dizem isso, quem o acusa são aqueles políticos que nada fazem. Ou seja, hoje na nossa vida nossa vida política, nas mais diversas áreas políticas, tenta fazer-se a gestão, ou seja, a melhor forma de não cometer erros é não fazer nenhuma reforma. E se há algo que ninguém pode acusar o Pedro Nuno Santos é de não ter feito reformas", justifica.
Para Hugo Oliveira, a ponderação é uma característica de Pedro Nuno Santos: "Eu conheço bem o Pedro e se há coisa que ele não é, é precipitado. Muitas pessoas dizem que este era um caminho que ele estava a preparar há muito tempo, o de candidatura a secretário-geral. Veja então precipitação aí. Isso contraria tudo aquilo que agora o querem fazer de precipitado."
Terminada a conversa com a TSF, Hugo Oliveira meteu-se no Volvo que comprou a Pedro Nuno Santos e seguiu com plena confiança até ao destino seguinte.
