Rica em património monumental e situada em região de muitos atrativos naturais, Castelo de Vide é uma vila onde a gastronomia tradicional alentejana é bom cartão de apresentação de um restaurante com nome de confraria.
Corpo do artigo
Vértice de um dos triângulos turísticos mais conhecidos e visitados do Alentejo, Castelo de Vide é uma vila cheia de encanto, recheada de pormenores que cativam quem a visita e se perde nas ruelas estreitas da Judiaria ou faz uma pausa junto à bonita Fonte da Vila, datada do século XVI.
Há muito mais para ver na vila: a antiga sinagoga do século XIV, as fontes e igrejas que se destacam na mancha do casario que se estende pela encosta do castelo medieval,
A maioria das ruas da parte antiga da vila conserva uma aura especial, que sentimos quando se percorre o conjunto labiríntico de calçadas estreitas entre casas brancas, algumas com portais góticos,
Na rua St.ª Maria de Cima, numa dessas casas que deixam adivinhar um passado com história, o restaurante A Confraria é um reduto da autêntica gastronomia alentejana.
TSF\audio\2018\05\noticias\09\tsfmesa9
O espaço não é muito desafogado, mas o que falta em área, sobra em conforto, tranquilidade e bom gosto na decoração, particularmente bem conseguida.
Mesas e cadeiras em madeira; alfaias a preceito.
A lista não é vasta, pelo contrário, e articula-se em propostas que têm a carne de porco alentejano e a caça como suporte. Regra geral, há um par - carne e peixe - de opções diárias.
Para saboroso começo de função, uma tábua de queijos e de enchidos regionais augura continuidade em crescendo.
Boas opções são as tradicionais migas com entrecosto ou os muito apreciados pezinhos de coentrada,
No mesmo plano estão as bochechas de porco e os lombinhos grelhados, que exaltam a qualidade da matéria-prima.
O lombo no formo pode ser alternativa, mas os pratos de caça afirmam-se, pelo rigor culinário da confeção, como especialidades de muito bom nível. A perdiz de escabeche é disso um bom exemplo; outro, o arroz de lebre, aromatizado com um raminho de hortelã, que confere sabor muito especial a este prato.
Lebre com feijão é outra opção neste capítulo particularmente apreciado.
Nesta casa, onde a cozinha regional é levada a sério, podem surgir na lista outros pratos tradicionais , nomeadamente, alhada de cação e sarapatel,
Nas sobremesas, destaca-se a laranja à Confraria, com azeite, canela e rebuçado de Portalegre, feito á base de doce de ovos.
Boa garrafeira. Serviço muito simpático. Assim sendo, é de louvar A CONFRARIA, em Castelo de Vide, pela cozinha tradicional alentejana.
Onde fica:
Localização: R. de Santa Maria de Baixo 10, 7320-195 Castelo de Vide
Telef.: 245 905 106; 916 603 652