No Congresso Democrático das Alternativas ficou pelo caminho a proposta de criar uma associação que poderia culminar num novo partido, que juntasse militantes do PS, PCP e Bloco de Esquerda.
Corpo do artigo
Depois do coletivo ter considerado que a questão não tinha sido suficientemente debatida, nem fazia parte do mandato do congresso, não incluindo por isso a proposta na declaração final, José Cavalheiro (um dos autores da proposta) levou o assunto a votação.
Aos jornalistas, José Cavalheiro explicou que é hora de fazer um ultimato aos partidos de esquerda.
Mas colocada a votação, a proposta foi chumbada pela maioria embora tenha registado uma dezena de votos. De fora ficou também a declaração final proposta da eurodeputada socialista Ana Gomes para que a expressão "denúncia do mandato" fosse substituída por renegociação.
Neste Congresso das Alternativas, que reúne vários quadrantes da esquerda portuguesa ligados ao Bloco de Esquerda, ao PS, aos renovadores comunistas e independentes, estão presentes figuras como o ex-candidato presidencial, Manuel Alegre, a eurodeputada do PS, Ana Gomes, o vereador da autarquia lisboeta, Fernando Nunes da Silva, o líder do MRPP, Garcia Pereira, e o histórico socialista, Edmundo Pedro.