O deputado mais novo na AR promete uma JS mais interventiva, a defender a legalização das drogas leves e a regionalização.
Corpo do artigo
O congresso da Juventude Socialista começa esta sexta-feira e vai eleger o novo líder da JS. O único candidato é Miguel Costa Matos, o deputado mais novo da Assembleia da República.
Aos 26 anos, o jovem economista assume-se como uma voz progressista, ecologista e de esquerda. Miguel Costa Matos promete uma JS mais interventiva, e a defender temas como a legalização das drogas leves ou do trabalho sexual.
A regionalização também é uma prioridade para o jovem político, que promete lutar pelo debate, mesmo que altas figuras do Estado sejam contra a medida.
"Sentimos que há uma grande resistência no nosso sistema político, mas entendemos que a regionalização é determinante para termos um país mais igual e mais justo. Há algumas pessoas que dizem que devemos esperar para que Marcelo Rebelo de Sousa termine o seu mandato, mas nós entendemos que é um debate que tem de avançar já", assume à TSF.
13127333
Miguel Costa Matos diz que é necessário "valorizar as autarquias", para promover a coesão territorial.
Para as eleições presidenciais, a JS deu liberdade de voto aos militantes. Miguel Costa Matos não quer interferir no processo e escusa-se a revelar se votará em Ana Gomes, Marisa Matias ou João Ferreira.
"Cada militante da JS deve analisar as candidaturas e decidir que candidato apoiar. Como já referi, irei apoiar um candidato à esquerda, mas ainda estou em reflexão e entendo que devo guardar reservas para respeitar a pluralidade da JS e o processo de decisão de cada militante."
O congresso que vai eleger Miguel Costa Matos como secretário-geral da JS vai decorrer entre sexta-feira e domingo em formato digital.
Maria Begonha é a atual líder da estrutura.
13126731