Congresso Mundial de Psiquiatria chega a Lisboa. Quatro mil peritos debatem a saúde mental
Em destaque vão estar vários temas na área da saúde mental, desde as demências ao suicídio.
Corpo do artigo
A ética no tratamento e no acesso aos cuidados de saúde, a qualidade dos serviços de saúde mental ou o estigma associado a estas doenças são alguns dos assuntos que serão abordados até sábado no Congresso Mundial de Psiquiatria, que, a partir desta quarta-feira, junta em Lisboa cerca de quatro mil peritos e 300 oradores portugueses e estrangeiros.
Os cuidados de saúde mental na terceira idade são um dos grandes temas a abordar no Congresso Mundial de Psiquiatra, um assunto a que Portugal deve prestar atenção, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental
A Sociedade de Psiquiatria considera que Portugal não está preparado para a doença mental na terceira idade, sobretudo na questão das demências.
11223931
O presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, João Marques Teixeira, explica que continua a haver estigma associado à doença mental, mas que a mesma se deve, em grande parte, às transformações vividas na sociedade.
"As transformações sociais e tecnológicas têm vindo a ocorrer a uma velocidade brutal e há uma dificuldade de adaptação das pessoas a essas transformações. Muitas perturbações que acontecem devem-se a desajustamentos a estas mudanças rápidas", afirmou João Marques Teixeira, em declarações à TSF.
TSF\audio\2019\08\noticias\21\joao_marques_teixeira_1_mudancas_rapidas