O presidente do Conselho das comunidades portuguesas criticou na TSF a sugestão do eurodeputado do PSD para a criação de uma agência nacional para ajudar os portugueses que queiram emigrar.
Corpo do artigo
À margem do conselho nacional do PSD, e comentando o impacto das declarações do primeiro-ministro de incentivo aos professores para emigrar, Paulo Rangel sugeriu uma operação coordenada pelo Estado.
No entanto, a ideia do eurodeputado não foi bem recebida por Fernando Gomes, presidente do Conselho das comunidades portuguesas.
«[Para] o próprio estatuto, a posição política do país a nível internacional, isto é um bocadinho vergonhoso. Que me lembre, a Irlanda, que era um país de grande emigração na década de 80, quando a economia estava má, num houve uma estrutura públic para emigrar a sua classe», referiu Fernando Gomes, acrescentando não ter conhecimento de uma estrutura deste género em outros países.
«Até parece que o Governo está preocupado em resolver os seus problemas chutando ou emigrando a sua população», afirmou.