O anúncio foi feito pelo vice-presidente "laranja", Jorge Moreira da Silva, acrescentando que a primeira reunião do Conselho de Coordenação da Coligação será dedicada à estratégia autárquica.
Corpo do artigo
À margem da assembleia-geral da distrital do PSD/Porto, que hoje decorre num hotel do Porto, Jorge Moreira da Silva foi questionado pelos jornalistas sobre se haveria novidades relativamente do Conselho de Coordenação da Coligação, cuja criação foi anunciada na passada quinta-feira pelo PSD e pelo CDS-PP.
«Nós teremos já na segunda-feira [1 de outubro] a primeira reunião deste conselho de articulação entre as direções do PSD e do CDS e a próxima reunião, isto é, a primeira reunião, será dedicada à estratégia autárquica dos dois partidos», respondeu.
Na quinta-feira, em comunicado conjunto divulgado no final de uma reunião de delegações do PSD e do CDS, sem os presidentes dos respetivos partidos, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, os dois partidos anunciaram que tinham decidido criar um Conselho de Coordenação da Coligação.
Este conselho foi criado com o objetivo de «melhorar os níveis de articulação entre as direções dos partidos, os grupos parlamentares e o Governo».
Os dois partidos afirmaram ainda que as respetivas direções nacionais «consideram fundamental, no atual quadro de grande exigência para Portugal e para os portugueses, ter uma coligação forte e empenhada na governação e apoiar um governo coeso».
Renovaram igualmente o compromisso de «empreender todos os esforços com vista a garantir a estabilidade e continuidade» do Governo, salvaguardando o «respeito pela identidade própria» de cada partido.
Esse compromisso está inscrito no acordo político de coligação "Maioria para a Mudança" assinado em 16 de junho do ano passado, no qual se lê: «O PSD e o CDS-PP comprometem-se, através das respetivas direções políticas e dos seus órgãos próprios, a empreender todos os esforços com vista a garantir a estabilidade e continuidade desse Governo».