Na SIC, este conselheiro de Estado disse que Cavaco Silva tentará neste Conselho de Estado «assegurar as questões da estabilidade e que as pontes para o consenso político saiam sublinhadas».
Corpo do artigo
O social-democrata Marques Mendes garantiu, este domingo, que o Presidente da República se prepara para convocar «dentro em breve» um Conselho de Estado, o que deverá acontecer «nas próximas semanas».
«Notícia em primeira mão: o Presidente da República dentro em breve vai convocar uma reunião do Conselho de Estado. É um dado que tenho por confirmado e por adquirido», acrescentou este conselheiro de Estado.
No seu comentário semanal na SIC, este ex-presidente do PSD considera que este é um «sinal» de Cavaco Silva para «assegurar as questões da estabilidade e que as pontes para o consenso político saiam sublinhadas».
«A agenda não sei, mas imagino que seja esta preocupação com a estabilidade, porque as crises políticas são más, e, ao mesmo tempo, tenta evitar que haja ruturas», frisou.
Marques Mendes disse ainda que acredita que Paulo Portas «não vai romper a coligação» com o PSD na comunicação que fará no domingo, uma convicção que tem por causa daquilo que conhece do líder do CDS e das posições do seu partido.
Este social-democrata crê que Paulo Portas não vai romper a coligação por entende que Portas é um «homem responsável e percebe que isso seria um suicídio político ainda por cima em véspera do alargamento do prazo dos empréstimos».
Apesar disto, Marques Mendes acha que Portas «vai discordar de algumas medidas» propostas pelo Governo e demarcar-se dos cortes que afetam os «pensionistas, que são a sua grande causa».
E «acho que, de alguma forma, fará um aviso à troika e ao primeiro ministro como quem diz: 'ou fazem algumas mudanças ou acabamos mais dia menos dia por ter problemas na coligação», concluiu.