O Conselho de Redação da RTP deu parecer desfavorável à destituição de funções do diretor-adjunto de informação da RTP, Hugo Gilberto, e do subdiretor de conteúdos da RTP Açores, Victor Alves.
Corpo do artigo
Depois de a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) se ter demonstrado na quarta-feira desfavorável a estas alterações, que incluem ainda a substituição de Hugo Gilberto e de Victor Alves por João Fernando Ramos e por Rui Goulart, respetivamente, o Conselho de Redação da RTP decidiu, esta sexta-feira, "emitir parecer desfavorável sobre as mudanças na direção de informação, por ausência de fundamentação".
Num parecer do órgão enviado à administração da RTP, o Conselho de Redação lamenta ter tomado "conhecimento das alterações na direção de informação através das notícias dos jornais", bem como ter recebido um pedido de parecer "dois dias passados sobre a publicação oficial das nomeações e exonerações", isto é, em 26 de julho.
"De acordo com a legislação, o Conselho de Redação colabora na definição das opções editoriais e, por isso, deveria ter sido informado atempadamente das mudanças no elenco e na estrutura da direção de informação, para além dos fundamentos que as justificam", aponta a estrutura.
O Conselho de Redação realça ainda que, nos últimos anos, "tem sido consultado, em devido tempo, sobre as alterações na direção de informação", pelo que afirma não compreender "os motivos que levaram a um procedimento diferente desta vez".
"Pelo exposto, e enquanto se mantiver a ausência de fundamentação, o Conselho de Redação não pode emitir parecer favorável às mudanças na direção de informação", refere a mesma informação.
A reação surge depois de, na quarta-feira, a ERC ter anunciado em comunicado que não deu parecer favorável à destituição de funções de Hugo Gilberto e de Victor Alves "por considerar que os motivos que foram comunicados pelo operador público careciam de adequada fundamentação".